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15/10/2020

Como os 8 tipos de demanda impactam no marketing

COMO OS 8 TIPOS DE DEMANDA IMPACTAM NO MARKETING

Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.

Demanda no marketing diz respeito sobre o volume que o mercado procura tal produto, e é algo que todo empresário deve entender sobre. É importante ressaltar também que o mercado pode receber seu produto bem ou mal, e para isso você deve estar preparado para adaptar suas estratégias. Com clareza sobre qual demanda seu produto está, ficará mais simples de fazer um marketing voltado para seu produto.

Existem 8 tipos de demandas que o empreendedor deve conhecer, caso você não conheça, fique tranquilo. Abaixo explicaremos sobre cada uma delas.

Demanda Negativa

A demanda negativa ocorre quando uma parcela significativa do mercado compra seu produto, mas não gosta de consumi-lo. Um exemplo clássico de demanda negativa são os planos de saúde.

E é assim que o marketing entra, com uma boa estratégia de marketing você irá conseguir valorizar esses produtos, ou seja, mostrar os seus benefícios para mostrar o quão atrativo ele é.

Demanda Inexistente

Essa demanda acontece quando o seu público é indiferente ao seu serviço, pode até mesmo não conhecer sobre. Um exemplo é trazer um curso que é famoso na Alemanha, mas é desconhecido no Brasil, dessa forma, as pessoas não irão se interessar pelo curso.

Neste caso, a tarefa do marketing é encontrar meios de ligar os benefícios do produto às necessidades e aos interesses das pessoas. E assim, fazer com que os cidadãos conheçam seu produto e futuramente possa comprá-lo.

Demanda Latente

A demanda latente se dá, pois muitos consumidores têm necessidade por uma mesma demanda, mas ainda não foi desenvolvido nenhum produto que satisfaça plenamente esses clientes. Pode ser que você não tenha esse produto, ou seu produto está em crescimento, mas não consolidado. Um exemplo são carros mais econômicos.

O marketing tem como objetivo identificar esses pontos para você possa, se possível, ofertar esse produto/serviço. Caso você já esteja pensando em vender, é legal estudar para saber até que ponto vai o crescimento desse produto/serviço.

Demanda em Declínio

A demanda em declínio ocorre quando o produto está caindo gradativamente ou até mesmo saindo do mercado. Em algum momento da sua empresa é até normal a se deparar com o declínio da demanda sobre seus produtos. Um exemplo são roupas que saíram da moda.

O Marketing neste caso, tem como objetivo identificar o motivo do declínio e assim, estudar e desenvolver estratégicas para reverter à queda. Caso for identificado que o produto realmente perdeu o mercado, é válido o retirar do mercado.

Demanda Irregular

Ocorre quando os produtos são afetados pela irregularidade, ou seja não são vendidos com constância. A irregularidade pode ocorrer, por diversos motivos, como estação do ano, época do ano, entre outros. Um exemplo muito claro de demanda irregular são o aumento das vendas de chocolates na páscoa.

E o marketing entra com o objetivo de criar estratégias para que você possa vender esse produto com mais constância. Um exemplo grande de estratégia de marketing são as liquidações que as lojas fazem por conta de estação do ano.

Demanda Plena

Ocorre quando a demanda e oferta estão equilibradas, ou seja a empresa está confortável com as vendas. Dessa forma o volume de consumidores é satisfatório para a organização. Um exemplo são empresas que ofertam 10 celulares e vendem os 10.

Com isso, o marketing tem como objetivo fazer com que o nível de consumidores continue satisfatório. Isso pode parecer simples, mas e muito comum que empresas percam vendas em decorrência de novos produtos no mercado ou até mesmo novos concorrentes.

Demanda Excessiva

A demanda excessiva acontece quando a empresa não consegue ofertar tanto quando o mercado necessita, ou seja, a oferta é maior que a demanda. Um exemplo claro de demanda excessiva são eventos que os ingressos esgotam muito rápido e muitos não conseguem comprar.

Podemos citar dois papeis para marketing nesse caso. O primeiro é estudar as possibilidade de aumentar a produção do produto/ serviço e assim, ofertar mais. A segunda é tentar selecionar o público mais rentável para consumir seu produto, em outros termos, aqueles clientes mais interessantes. Um exemplo são escolas que as vezes selecionam os melhores alunos por conta da sua estrutura física.

Demanda Indesejada.

Demandas indesejadas são aqueles produtos que a pessoa deseja consumir, mas que a sociedade não vê com bons olhos. Um exemplo são bebidas alcoólicas ou até mesmo cigarro.

O papel do marketing neste caso é bastante social, em outras palavras, demonstrar que as pessoas não devem utilizar daquele produto. É a tentativa de tornar o produto menos atrativo. Um exemplo notório é a mensagem que fica em cartelas de cigarro.

A partir dessas demandas e com a definição sobre qual o papel do marketing em cada uma delas, espero que tenha ajudado. De fato, o marketing é muito importante para a evolução da sua empresa.

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Por Campe Consultoria




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