Descubra como a análise de mercado pode alavancar o seu negócio

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Pessoas realizando o processo de análise de mercado

3/11/2021

A incerteza que ronda o futuro da vida de uma empresa é uma questão que tira o sono dos empreendedores, porém muitos riscos podem ser minimizados a partir da análise de mercado.

Sendo o mercado composto por localidade de atuação do negócio, perfil dos clientes e concorrência, a análise de mercado bem feita permite o reconhecimento assertivo de em que parte deste determinada empresa se encontra

Assim, é possível direcionar o marketing da empresa de forma certeira, minimizando riscos e aumentando a previsibilidade do sucesso.

Está pensando em abrir um novo negócio ou expandir um empreendimento, mas ainda não possui uma análise de mercado para traçar seu plano de negócios? Confira neste artigo tudo que você precisa saber sobre análise de mercado!

O que é análise de mercado? 

A análise de mercado é nada mais que o recolhimento de informações relevantes sobre o contexto mercadológico de uma empresa, visando orientar a tomada de decisões por parte da empresa. Esse processo está diretamente ligado ao posicionamento de marca

A análise de mercado levanta dados que permitam a compreensão do mercado onde determinada organização atua, traçando a jornada do consumidor e os concorrentes da marca.

Dessa forma, tal pesquisa é de extrema importância para a elaboração de um plano de negócios eficaz

Mas o que é um plano de negócios? Resumidamente, é o instrumento que organiza todo o recolhimento informações sobre: 

  • As atitudes do empreendedor; 
  • O mercado e a concorrência; 
  • Os clientes;
  • Os riscos da empresa; 
  • Entre outros; 

Ele apresenta uma visão mais clara sobre como está se dando o desempenho do negócio e quais critérios devem ser adotados para traçar metas e alcançar objetivos. 

Portanto, pode-se concluir que a elaboração do plano de negócios está diretamente ligada aos dados recolhidos pela análise de mercado.

A partir destes dois processos, o empreendedor pode direcionar a gestão da empresa de maneira assertiva e diminuir as incertezas e riscos futuros. 

Quais são os tipos de análise de mercado?

Existem dois tipos de análise de mercado: análise de gabinete e pesquisa de mercado. 

O tipo de análise de mercado ideal para um empreendimento pode variar de acordo com a realidade atual da empresa. É importante salientar que não há um distanciamento entre os tipos de análise, os dois se complementam.

Tendo isso em vista, vamos compreender quais são os 2 principais tipos de análise de mercado.  

 

  • Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é o recolhimento de informações junto ao consumidor, visando orientar a tomada de decisões por parte da empresa.

O foco deste tipo de análise é entrar em contato com o cliente, podendo descobrir suas características de comportamento e hábitos de consumo.

Como elaborar uma pesquisa de mercado?

  • Qual é o objetivo da pesquisa; 
  • Qual é o público alvo da análise; 
  • Quantas pessoas participarão; 
  • O roteiro que direcionará a coleta de dados; 
  • E de que maneira a pesquisa será aplicada e posteriormente analisada. 

Esse formato de pesquisa gera muitos resultados satisfatórios e permite que a empresa conheça os desejos e necessidades do cliente.

Dessa forma, torna-se possível fazer uma estimativa de previsão de aderência do público à determinado produto, ou serviço. 

 

  • Análise de gabinete 

A análise de gabinete é caracterizada por se tratar de uma coleta ativa de dados. Esse tipo de análise de mercado acontece de maneira mais ampla e genérica, sem a necessidade de haver um contato direto da empresa com o consumidor.

Como é realizada a análise de gabinete? A coleta de dados se dá de forma abrangente, por meio de: 

  • Pesquisas em portais; 
  • Jornais; 
  • Mídias sociais; 
  • Internet; 
  • Entre outras fontes de informação. 

Por isso, considera-se que a análise de gabinete propõe uma visão mais genérica do mercado. 

É importante destacar que a análise de gabinete é muito eficaz, quando os resultados gerais são estudados de maneira mais aprofundada

A partir de uma boa análise dos dados coletados, é possível tirar conclusões para estudo de concorrência, e até mesmo compreender a configuração do mercado no geral. 

No entanto, a efetividade da análise só pode ser garantida se as ferramentas corretas forem utilizadas. 

 

VEJA TAMBÉM: 

Por que realizar um plano de marketing.

Como aprimorar as suas vendas.

5 dicas de como aumentar o seu faturamento.

 

Por que analisar o mercado? 

Como já vimos anteriormente, a análise de mercado provém direcionamentos valiosos sobre a elaboração de planos de ação eficazes para que uma empresa alcance a sua melhor performance no mercado. 

Confira abaixo, mais especificamente, 5 motivos pelos quais a análise de mercado é importante para o bom funcionamento de um negócio.

 

  • Conhecimento do público-alvo

A análise de mercado proporciona a definição do perfil do público-alvo potencial da empresa

Conhecer o seu público-alvo é essencial, pois é através dessa constatação que a marca pode estabelecer uma comunicação eficiente, traçar um planejamento estratégico e desenvolver os produtos e serviços certos para atender as demandas dos clientes. 

Os resultados de perfil do público-alvo podem incluir tanto dados qualitativos (estilo de vida, faixa etária e hábitos de consumo), quanto dados quantitativos (número de pessoas, tamanho do mercado). 

 

  • Panorama de concorrência

Com os dados recolhidos pelo estudo, é possível monitorar as estratégias utilizadas pela concorrência, perceber quais são os pontos fortes e fracos dessas empresas e como elas reagem a crises. 

Dessa forma, você pode realizar uma análise comparativa entre os processos internos da sua empresa e o seu concorrente, descobrindo pontos de aprimoramento e identificando o diferencial da sua marca no mercado

 

  • Garantia de segurança no processo estratégico

A análise de mercado torna a decisão dos próximos passos de uma empresa muito mais fácil, pois agora o empreendedor já possui um panorama geral do território mercadológico.

Após uma avaliação precisa do contexto e do nicho de mercado em que um negócio está inserido, a elaboração do plano de negócios e das campanhas de marketing se tornam muito mais estratégicas e com maior previsibilidade de sucesso.

 

  • Melhor relacionamento com fornecedores 

A análise também facilita o desenvolvimento da relação da empresa com os seus fornecedores

O bom relacionamento com fornecedores é essencial para a saúde da empresa porque eles são parte integrante de todo o processo produtivo e afetam diretamente o desempenho do negócio. 

Uma grande vantagem que pode ser adquirida por meio dessa relação é a maior possibilidade de renegociação de custos fixos. Dessa forma, a empresa pode diminuir gastos e ainda garantir os insumos de produção necessários

 

  • Conhecimento sobre projeções do mercado

A projeção de mercado pode ser utilizada para fundamentar decisões estratégicas em diversos processos internos da empresa, tais como volume de insumos de produção, quantitativo de funcionários ativos, ou desligados, etc. 

Compreender o futuro do mercado em que o negócio exerce atuação permite o levantamento de possíveis problemas e oportunidades. 

Assim, a empresa tem tempo de realizar um planejamento preventivo, aproveitar as oportunidades identificadas, se organizar para que esforços não sejam desperdiçados e evitar prejuízos. 

 

Quais são as consequências da falta de uma análise de mercado para o seu negócio?

Após compreender todas as vantagens de realizar uma análise de mercado para o seu empreendimento, é fácil prever quais são as consequências da falta deste estudo.

A falta de uma análise de mercado faz com que o empreendedor não atinja os seus clientes ideais e direcione esforços para algo que não vai trazer resultados, pois não é estratégico e não condiz com a demanda do mercado

Por consequência, o empreendedor faz muito esforço, perde tempo e acumula prejuízos, sendo que tudo isso poderia ser evitado a partir da compreensão estratégica do nicho de atuação da empresa por meio da análise de mercado. 

Em suma, não analisar o mercado é um dos maiores erros em uma gestão empresarial. 

 

Quais ferramentas são utilizadas na análise de mercado? 

Garantir a utilização das ferramentas adequadas durante a análise de mercado é um fator imprescindível para o sucesso do procedimento. 

Confira abaixo uma lista com as 4 principais ferramentas necessárias para a análise de mercado

 

  • Analisadores sociais

Com a análise estatística de dados do site da empresa é possível identificar mais facilmente qual é o tipo de comportamento do seu público-alvo e averiguar quais assuntos mais o interessa por meio do quantitativo de visitas. 

Além disso, as redes sociais são uma grande ferramenta para conhecer o seu público, já que se pode acompanhar como se dá o engajamento das pessoas pela marca, analisando as interações e respostas. Saiba mais sobre como engajar o seu público nas redes sociais aqui.

 

  • Plataformas de pesquisa

A realização de pesquisas de campo é extremamente importante para coletar dados no processo de análise de mercado

Esse tipo de estudo permite a definição de dados quantitativos sobre o público-alvo e quais são as características e demandas dessas pessoas. 

 

  • Ferramentas financeiras

A utilidade das ferramentas financeiras para a saúde de um negócio se apresenta na análise da projeção financeira do mercado.

É fundamental que um empreendedor esteja sempre atento às mudanças de indicadores financeiros, atualizações na Bolsa de Valores e a situação atual do nicho em que ele está inserido. Dessa forma, torna-se mais fácil evitar prejuízos financeiros, traçar planos preventivos para o futuro e garantir a manutenção de uma boa gestão financeira na empresa.

Confira algumas dicas para uma boa gestão financeira aqui

 

  • Análise SWOT

Por fim, a análise SWOT é a ferramenta mais comum para verificar qual é a melhor estratégia a ser utilizada em uma empresa de determinado nicho mercadológico. 

O termo SWOT é a abreviação das palavras: Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats. Na tradução para português significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. 

Como o próprio nome diz, a análise SWOT pretende identificar todos os pontos positivos e negativos de uma empresa dentro do mercado, direcionando a melhor estratégia para atingir metas. 

Por meio desse estudo, é possível ter um panorama interno e externo da empresa, identificar elementos-chave para a gestão do empreendimento, pontuar estratégias preventivas para minimizar riscos. 

 

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