Análise de Público: saiba porque é tão importante escutá-lo

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Mulher pesquisando e fazendo uma análise de público (1)

10/12/2021

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A importância da Análise de Público

Um fato que é claro hoje em dia é o quão diversificado os mercados são. Esses consistem basicamente naqueles consumidores potenciais que compartilham das mesmas necessidades e desejos, vamos para um exemplo?

A indústria do entretenimento que engloba o mercado de games, cinema, música, arte, teatro e de televisão é uma das maiores do mundo e está em alta com a recente ascensão do mercado de games. 

Segundo dados da Newzoo, Billboard e IFPI, o mercado dos games é maior que o da música e cinema juntos, sendo com tranquilidade o maior mercado da indústria do entretenimento assim como indica o gráfico abaixo. 

E já a multinacional de consultoria de gestão e tecnologia Accenture, afirma que o valor total desse mercado ultrapassou a casa dos 300 bilhões de dólares! Sendo dois terços desse valor gastos diretos com consoles, softwares, assinaturas, compras no próprio jogo e receitas de anúncios.

Visto isso, fica difícil até mesmo dimensionar a magnitude do setor no que tange a empresas atuantes, lucratividade e compradores. 

E é exatamente sobre o último fator que falaremos aqui hoje: os consumidores de um mercado. E, claro, nada melhor do que conhecê-los utilizando o método da análise de público!

Análise de Público: Segmentação de Mercado

Para uma melhor compreensão da análise de público, é necessário que entendamos alguns conceitos-chave. Por exemplo, todos os mercados são formados pelos chamados público-alvo, ou na língua inglesa, target market, que são aqueles subconjuntos, ou seja, grupos focais e específicos de consumidores que possuem características em comum e são potenciais clientes de uma empresa. 

Trazendo em um segundo exemplo, o mercado da moda é muito diversificado e possui vários públicos-alvo: feminino, masculino, infantil, idoso, grunge, otaku, teen, nerd, skatista, surfista, dentre outros diversos estilos que variam de acordo com inúmeros fatores que influenciam no hábito de consumo dessas pessoas.

Análise de Público: E quais são esses fatores?

A segmentação do público-alvo pode ser feita a partir de muitas variáveis, quando ela é feita para B2C, Business-to-consumer, ou seja, quando o que é ofertado pela empresa é direcionado para os consumidores finais, essa segmentação pode perpassar por variáveis como por exemplo:

  • Geográficas: país, cidade, região do país, estado, clima, densidade populacional, etc.
  • Demográficas: gênero, idade, estado civil, renda, condições socioeconômicas, religião, raça, nacionalidade, escolaridade, trabalho, etc.
  • Psicográfica: status social, valores, interesses, estilo de vida (fitness, minimalista, ostentação, romântico, ativista, criativo) personalidade (sociável, empreendedor, conservador, despojado, sistemático, alegre), etc.

Por isso, a importância para as empresas quando realizam a Análise de Público minuciosa, é justamente para obterem essa segmentação clara de quais públicos possuem maior afinidade com a marca, e consequentemente para as mesmas poderem direcionar seus esforços para a fatia de mercado que possui os potenciais clientes que adquirirão os produtos ou serviços ofertados e não despenderem tempo e dinheiro com outros públicos difusos: como sugere no popular, “atirando para todos os lados” e acabar não conectando-se com os reais potenciais clientes.

Além disso, existem outras ferramentas no Marketing de segmentação de mercado que corroboram para empresa ter um maior conhecimento de quem são seus potenciais clientes, como a ferramenta da Persona. 

Você já ouviu falar?

De forma bem simplificada, a persona é um personagem com nome, muito bem caracterizado com comportamentos, personalidade e hábitos de consumo baseados em dados, sendo a representação do cliente ideal de uma empresa e mais assertiva que o público-alvo. Aqui você pode ler nosso material sobre persona e entender mais profundamente sobre essa ferramenta famosa e muito presente nas estratégias do Marketing das empresas: Persona MATERIAL

Análise de Público: Definindo seu Público-alvo

Após compreendermos mais sobre a ferramenta de target ou público-alvo e sua importância para segmentação de mercado, e agora, como fazer para traçar o público-alvo da sua empresa?

O primeiro fator presente em qualquer análise, inclusive na análise de público, é embasar a construção do público-alvo em dados reais, evitando “achômetros” ou percepções sem dados e informações precisas para fundamentar esses insights.

E um bom começo para começar a traçar o target é conhecer e entender o máximo possível do seu nicho de atuação. 

No caso de um restaurante por exemplo, entender sobre seus concorrentes, se seus produtos são competitivos no mercado, se a localização é estratégica, as possibilidades de fornecedores que prestam serviços para seu nicho, oportunidades e ameaças do setor, dentre diversos outros aspectos relacionados ao entendimento sobre seu negócio, é imprescindível para traçar um público-alvo mais próximo da e fidedigno aos clientes que frequentam o restaurante.

Inclusive a Campe Consultoria Jr idealizadora desse conteúdo, já realizou muitos projetos de Pesquisa de Mercado para empresas de micro, pequeno e grande porte e para empreendedores que querem abrir seu negócio visando entender e ter mais informações sobre seu nicho de atuação e sobre seu Público-Alvo.

Se interessou pela Pesquisa de Mercado? Quer entender melhor como é? Chama a gente pelo WhatsApp ou e-mail para tirar suas dúvidas e apresentar mais sobre esse e outros vários projetos da área de Marketing da Campe Consultoria.

Análise de Público: Você conhece sobre seu público? Não? Pergunte para eles!

Quem é seu público-alvo? O que você sabe sobre essas pessoas que são tão imprescindíveis para qualquer empresa? Para conhece-los mais intimamente e realizar uma análise de público decente, nada melhor que os ouvir!

Será que seus produtos ou serviços atendem ao que eles procuram e as suas necessidades? Qual sua faixa-etária? Renda? Compra mais em lojas físicas ou virtuais? O que essas pessoas priorizam e valorizam quando vão contratar um serviço ou adquirir um produto do setor que sua empresa oferta? Quais as preferências de marcas presentes no mesmo mercado da sua empresa?

Muitas dessas perguntas preciosas podem ser traçadas com base nas variáveis da segmentação de mercado (geográfica, demográfica, psicográfica) apresentadas anteriormente.

Para aplicar essas perguntas, uma possibilidade é usar questionários anônimos, em papel ou até mesmo online usando por exemplo a ferramenta do Google Forms, com questões de múltipla escolha e adotando uma escala de avaliações com a finalidade de fazer algo que seja prático tanto para as pessoas responderem, quanto para o próprio gestor conseguir analisar os dados e ter insights muito relevantes.

Gostou desse material? Quer saber mais sobre Análise de Público? Fala com a gente! 

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Por Campe Admin




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