28/01/2020
Criado por Walter A. Shewart, na década de 20, o Ciclo PDCA é um método interativo de gestão, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. Ficou altamente conhecido a partir da década de 50, quando William Edward Deming, um dos gurus da gestão de qualidade, espalhou o conceito pelo mundo. O ciclo possui 4 etapas: Plan (Planejar); Do (Fazer); Check (Verificar) e Act (Agir), cada qual com seus objetivos.
Começando pela etapa de “Planejar” e levando em conta a política da empresa, serão definidos os objetivos de cada projeto e de cada processo, até chegar no produto final requeridos pelos clientes. Seguindo para a etapa de “Fazer”, é o momento de executar o plano de ação definido na etapa anterior, que terá seu resultado checado na terceira etapa, “Verificar”. É nessa fase que poderão ser encontrados erros ou falhas. Por fim, na quarta etapa “Agir”, serão tomadas ações corretivas sobre as falhas identificadas na etapa anterior.
Ao se aplicar o Ciclo PDCA na empresa, é possível melhorar os processos da mesma, o que é de tamanha importância para que o empreendimento se desenvolva. Além disso, ele auxilia na identificação de possíveis melhorias nos processos, evita decisões impulsivas tomadas pela equipe e desperdícios de recursos, bem como prioriza a medição de dados e resultados essenciais para o bom gerenciamento.
No contexto da Campe, o Ciclo pode ser usado no Mapeamento e Aperfeiçoamento de Processos, projeto na área de produção, que pode ser melhor entendido acessando ao seguinte link: Ademais, também pode ser usado no projeto Planejamento Estratégico, da área de gestão. Ficou interessado? Entre em contato com a Campe para conhecer mais da ferramenta e suas aplicações, além de encontrar a solução para seus desafios.
Soluções completas em consultoria para você e sua empresa.
Confira nossas soluções