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30/06/2019

COMO ALAVANCAR SEU NEGÓCIO

Confira 5 maneiras de alavancar seu negócio e aumentar seus lucros.

 

1. CONTROLE AS FINANÇAS

As micros e pequenas empresas geralmente possuem dificuldades no quesito controle de finanças. Atualmente, esse vem sendo esse um dos problemas que levam a morte de grande parte das empresas no país.

Segundo o IBGE, o Brasil fecha mais empresas do que abre. O estudo ainda informa que apenas 37,8% das empresas ativas em 2015 estão há cinco anos no mercado.

Boa parte desse resultado é causada pela falta de experiência do empreendedor, dessa forma é importante buscar formas de melhorar esse controle financeiro.

Para isso, é indispensável fazer um controle de estoque, ter capital de giro, separar o que é da empresa e do empreendedor, analisar seus custos e buscar entender como precificar bem seus produtos no mercado.

 

2. Defina onde quer chegar

Alguns estudos confirmam que pessoas que estabelecem metas bem claras e mensuráveis, alcançam seus objetivos muito mais rapidamente. A mesma lógica serve para empresas.

Em seu livro “O que não é ensinado na Escola de Administração de Harvard”, Mark McCormack refere-se a uma pesquisa realizada em Harvard entre 1979 e 1989. Em 1979, a seguinte pergunta foi feita aos formandos do programa de MBA de Harvard: “Você estabeleceu metas claras, por escrito, para o seu futuro e fez planos para concretizá-las?”. Verificou-se que apenas 3% dos formandos tinham escrito planos e metas. Treze por cento efetivamente tinham metas, mas não por escrito. E 84% não tinham qualquer meta específica, a não ser terminar o ano letivo e curtir o verão.

Dez anos depois, em 1989, os pesquisadores voltaram a entrevistar as mesmas pessoas. Constataram que os 13% que tinham metas não escritas estavam ganhando, em média, o dobro dos 84% de estudantes que não tinha meta alguma. Mas o mais surpreendente foi que os 3% de formandos que tinham metas claras e por escrito ao deixarem Harvard estavam ganhando, em média, dez vezes mais que os outros 97% juntos. A única diferença entre os grupos era a clareza das metas que haviam estabelecido para si mesmos ao se formarem.”

Esse livro do Brian Tracy é muito interessante para ajudá-lo a estabelecer metas e alcançá-las. E como pode-se perceber, o planejamento e criação de metas e planos de ações para atingi-las pode alavancar o seu negócio e, consequentemente, o seu lucro.

Dessa forma, é importante se planejar e definir como sua empresa quer estar daqui a 1 ou 5 anos. É válido lembrar que esse planejamento precisa ser  feito de forma estratégica, a fim de realmente alcançar os objetivos almejados.

 

3. INVISTA EM CAPACITAÇÃO

Segundo uma frase de Peter Schulz: “Contrate caráter, treine habilidades”. Muitas empresas estão convergindo hoje para essa linha de pensamento e estão contratando caráter. Ou seja, elas estão buscando pessoas que possuem o perfil da empresa e compactuam com seus valores.

Mas por que isso está ocorrendo? Simples, é mais fácil capacitar uma pessoa que já tenha o perfil da empresa do que tentar fazer com que uma pessoa capacitada se adeque à cultura da empresa.

Entretanto é necessário saber quais competências os cargos necessitam, essas competências englobam: atitudes, conhecimento e habilidades. Sabendo isso, é possível capacitar os funcionários eficientemente.

 

4. ENTENDA SEUS CLIENTES

Para satisfazer os clientes, é imprescindível conhecê-los. Para isso, é interessante fazer um banco de dados dos clientes registrados e também deixar uma caixa de sugestões com algumas perguntas simples. Dessa forma, o empreendedor pode analisar o que é preciso melhorar na empresa e traçar melhor o perfil de seu cliente.

Caso queira implementar esse método, é interessante realizar uma Pesquisa de Opinião e Satisfação com seus clientes.

Sobretudo, isso é uma forma de manter uma relação com o cliente, fora a credibilidade que isso gera. Por meio desse banco de sugestões, o cliente se sente ouvido pela empresa.

Outra forma de entender as percepções de terceiros a respeito de sua empresa, é válido realizar um Cliente Oculto.

 

INCENTIVE SEUS FUNCIONÁRIOS

Estabelecer formas de motivar os funcionários, ou seja, incentivar eles de maneira que se engajem no trabalho. Essa forma de incentivo pode ser por estabelecimentos de metas, assim como um ambiente de trabalho confortável, realização de feedbacks, etc.

Entretanto, vamos abordar melhor o estabelecimento de metas. Essa forma de incentivo contribui de forma significativa para o tanto para o empreendedor quanto para o funcionário, pois o empreendedor coloca metas que ele almeja para os funcionários. Porém, essas metas precisam ser alcançáveis.

Dessa forma, os funcionários se sentem estimulados a baterem as metas, pois, caso alcancem, receberão uma bonificação. Ou seja, se engajaram mais no trabalho e o empreendedor alcançará resultados melhores, fazendo com que sua lucratividade aumente e, sobretudo, aumente a satisfação de seus funcionários.

 

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Por Campe Consultoria




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