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16/09/2020

3 DICAS PARA AUMENTAR CLIENTES DO SEU CONSULTÓRIO

3 Dicas para aumentar clientes do seu consultório

Foco no Cliente

A satisfação do paciente deve ser um dos principais focos em uma clínica ou consultório médico.

O Foco no Cliente é um assunto muito importante para qualquer pessoas que oferta um produto/serviço. Existem diversas formas com que você consiga agradar e encantar o seu cliente, abaixo segue alguns tópicos que irão te ajudar na captação de clientes para o seu consultório.

Bom Atendimento

Todo cliente quer ser bem atendido e receber um bom serviço ofertado pelo seu consultório. A experiência do cliente com seu serviço/produto começa a partir das primeiras impressões, e isso se dá por um bom atendimento, por isso é de extrema importância que você obtenha um atendimento personalizado, tratando o seu cliente da melhor forma possível.

Bom Relacionamento

O bom relacionamento com seu cliente é fundamental. Quando o paciente está em tratamento e recebe uma proximidade maior com o profissional, ele se sente mais acolhido, confortável e seguro. Essa interação de empatia, em que os funcionários se colocam no lugar dos pacientes, contribui para que se estabeleça uma relação de confiança e transparência.

Pesquisa de satisfação com o cliente

Essa é uma ferramenta que ajuda a alinhar as expectativas do cliente com seu serviço. Quando o seu consultório entra em contato com o cliente para entender melhor o que o deixou satisfeito/ insatisfeito, ele poderá falar o que achou do seu serviço e assim você saberá o que melhorar. Além disso, é uma forma de demonstrar ao seu cliente que você se importa com a opinião dele.

Uma forma de aplicar essa pesquisa é utilizando o Net Promoter Score (NPS), uma metodologia de satisfação de clientes desenvolvida para avaliar o grau de fidelidade dos clientes. Um exemplo de NPS seria:

  • Em uma escala de 0 a 10, o quão você recomendaria meu consultório a um amigo/ colega?
  • Por quê?

E a partir desta nota você saberá se o cliente é Detrator. Neutro ou Promotor.

  • 0 a 6 são considerados detratores, ou seja, que ficaram insatisfeitos com seu serviço.
  • 7 e 8 considerados neutros, ou seja, ficaram parcialmente satisfeitos com seu serviço.
  • 9 e 10 são considerados promotores, ou seja, que enxergaram muito valor ao seu serviço.

Fidelização de clientes

Fidelização é o ato de tornar clientes, em pessoas fiéis ao seu produto, marca ou serviço. Os três tópicos acima demonstram uma grande forma de fidelizar esses clientes, de modo que com um bom atendimento, uma boa relação e com a pesquisa, o cliente vai se sentir satisfeito com o seu produto e assim sempre que precisar consumi-lo.

Um exemplo muito claro de fidelização do cliente é a marca Apple no qual os consumidores compram seus produtos, mesmo não sendo sempre a opção mais conveniente ou barata.

Marketing

O Marketing é a principal forma com que as pessoas utilizam para divulgar seu trabalho. Segundo a American Marketing Association (AMA), “Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”

Existem dois tipos de divulgação do marketing, o marketing tradicional o marketing on-line(digital). Você pode optar pelas duas maneiras, mas a forma como elas funcionam é bem diferente. E, geralmente, o marketing online é preferível, de modo que o alcance pode ser maior e o anunciante consegue atingir o público alvo.

Marketing Tradicional

O marketing tradicional é aquele que acontece fora da internet, ou seja, as ações aplicadas procuram atingir pessoas que não estão inseridas no ambiente online.

Alguns exemplos de marketing tradicional são:

  • Jornais
  • Revistas
  • Rádios
  • Marketing boca a boca

Marketing Online

As pessoas estão mundialmente conectadas, atualmente somos mais de 100 milhões de usuários no Brasil, mais de 70% das pessoas procuram e confiam nas informações que estão presentes no Google e somos o país em que os usuários passam mais tempo nas redes sociais.

Se você não aparecer para essas pessoas, como elas saberão que você existe? A maior vantagem de usar a internet é que, por maior que seja o alcance dela, é possível segmentar. O Marketing digital depende exclusivamente de canais online para atingir o efeito desejado e suas principais características que o torna vantajoso é a ampla divulgação e grande alcance oferecidos. Essa divulgação pode ser realizada por diversos canais, como por exemplo:

  • Instagram
  • Google
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn

Outro fator muito importante também é a construção do Inbound Marketing, que e o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes através de conteúdos relevantes.

A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas. Toda tática de sucesso deve passar pelas seguintes fases:

  • Atrair

Essa etapa tem como objetivos atrair as pessoas que se interessam no seu serviço para o seu consultório. A atração se dá por meio de uma boa estruturação e um bom conteúdo, como por exemplo, blog, site e mídias digitais.

  • Converter

Uma vez que você conseguiu atrair seu público, você pode começar a pensar sobre a etapa de conversão, onde, em troca de conteúdo valioso e relevante, os visitantes te entregam informações e se tornam leads. Uma forma de fazer isso é mandando ofertas do seu serviço para esse leads.

  • Relacionar

Na terceira etapa é onde podemos identificar quais são os nossos leads qualificados e podemos saber se estão preparados ou não para continuar o processo de compra. Nessa fase você pode usar de algumas ferramentas, como por exemplo, a qualificação desses leads e o e-mail marketing.

  • Vender

Depois de ter atraído e conduzido seus leads por todo o essas etapas, chegou o momento da venda. Esse é o momento de aproveitar as informações que você tem sobre o seu lead para entrar em contato com ele e realizar a venda, ou seja, o transformar em cliente.

  • Analisar

A última etapa consisti em realmente analisar se suas estratégias estão indo como o planejado. Se você não estiver satisfeito, é a hora de rever não só seus conteúdos ofertados mais também a forma em que você os entregou.

Formação do Preço

Obter controle do seu dinheiro é essencial para garantir o sucesso do seu consultório. A importância da formação de preços do seu consultório é tão grande quanto oferecer bom atendimento, serviços de qualidade e estrutura bacana. Gestão financeira é algo que todo profissional precisa entender, visto isso fique atento aos detalhes que envolvem as finanças do seu negócio para não ter surpresas.

Diversos fatores interferem no seu preço final, por isso é importante ficar atento as suas despesas antes de defini-lo. Todos desejam um negócio lucrativo, que cubra os custos e seja competitivo e atrativo no mercado, dessa forma vamos disponibilizar abaixo alguns assuntos fundamentais que você deve analisar.

Conheça seu mercado.

É de extrema relevância que você conheça muito bem o mercado no qual você está atuando, visto que você deve saber como ofertar seu serviço.  Isso se dá, pois sempre você terá que se adequar às novas propostas apresentadas pela tecnologia, no intuito de nunca desvalorizar sua mercadoria. Para isso é necessário muitas pesquisas e atenção às mudanças que surgem no ramo de seu empreendimento.

Conheça público

Você deve fazer um estudo para conhecer bem o perfil do seu cliente, de modo que, assim você será capaz de ofertar os serviços que atendam às necessidades específicas desse público. Quando você consegue compreender de forma exata as preocupações, vontades, preferências e necessidades de um público-alvo, as chances de se obter bons resultados cresce muito. É nesse momento que uma marca consegue estabelecer uma conexão pessoal e ganhar a confiança dos possíveis compradores.

Além do mais, com esse estudo ficará mais claro o quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu serviço.

Conheça seus Concorrentes

A análise serve para que você conheça não só o produto que os seus concorrentes estão ofertando como também o preço do mercado de atuação. Soma-se a isso, a necessidade de analisar a concorrência para saber como as ações do outro poderão impactar o seu negócio, e também para tirar boas lições do que não fazer.

Existem duas ótimas formas de fazer essa análise de concorrentes. A primeira é o Cliente Oculto, em que você se passa por um possível cliente para entender melhor a funcionalidade/ preço do serviço de seu concorrente. A segunda forma é a Pesquisa de Mercado, que consisti em um estudo que faz a análise do seu mercado como um todo, e por conseguinte de seus concorrentes.

Caso queira saber mais sobre a Pesquisa de Mercado, Clique AQUI!!.

Analise seus gastos

Para definir seu preço é necessário também observar seus gastos dentro do seu consultório. Por conta disso, reúna e discrimine todos os seus gastos. Aluguel, telefone, água, luz, internet, salários dos funcionários (considerados custos fixos), além dos custos variáveis, como materiais descartáveis e insumos usados nos procedimentos

É notório, portanto, que esses conhecimentos de gestão são essenciais para que o médico faça sua precificação. Após compilar tudo que foi relatado acima, basta definir seu preço, mas lembre-se sempre, encontre um valor justo para que você obtenha o lucro desejado e que as pessoas achem justo pagar pelo seu serviço.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Lucas Portugal




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