Como definir o público-alvo certo e melhorar a assertividade da sua empresa

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Pessoas estudando o seu público-alvo (1)

26/11/2021

A definição do público alvo é o primeiro passo para alcançar o sucesso do seu negócio, afinal se você não tem uma comunicação assertiva como vai atingir os resultados esperados? 

Para conseguir conquistar clientes é necessário conhecer sobre eles e entender suas necessidades e o tom de voz que utilizam. Se você deseja entender o que é público-alvo, como definir e formas de traçar estratégias para atingi-lo, continue lendo. 

O que é público-alvo?

Público-alvo é um grupo de pessoas com interesses semelhantes para quem seu negócio direciona as ações de marketing dos seus serviços, como estratégias e campanhas específicas. 

Para iniciar sua definição é necessário segmentar o público de acordo com suas características demográficas e comportamentais que influenciam na sua forma de consumo e a tornam semelhante. 

Mas para isso é necessário realizar diversas análises no mercado para entender e conhecer o comportamento das pessoas de diversos segmentos, já que quanto mais informações você obter sobre seu público, mais são as chances de você entender melhor seus interesses e direcionar conteúdos estratégicos e assertivos.

Diferença entre público-alvo e persona

O público-alvo, como já dito anteriormente, é a definição de um grupo de pessoas do mercado que possuem características semelhantes, para quem a empresa direciona suas ações de marketing. Já a persona é a definição do seu cliente ideal, ou seja a criação de um personagem que possui as características e o comportamento do público a ser atingido pela empresa.

Para definir o público-alvo é realizado pesquisas em relação a fatores comportamentais e demográficos, a fim de identificar características semelhantes entre as pessoas e direcionar as estratégias de marketing. No entanto essa definição é mais geral e leva em conta apenas algumas características, como por exemplo a idade, sexo, formação educacional, poder aquisitivo, classe social, localização e hábitos de consumo.

Já a persona busca trazer uma descrição aprofundada sobre o perfil ideal, descrevendo seus hábitos, interesses, dores e necessidades. Dessa forma, possui uma definição mais específica que permite um maior direcionamento das campanhas de marketing. 

Nesse sentido, a principal diferença entre persona e público-alvo é que a primeira possui um direcionamento mais específico, enquanto o segundo apresenta uma visão mais generalizada. Entretanto, não é necessário escolher entre um e outro, já que são ferramentas diferentes e podem ser usadas de forma complementar nas estratégias do seu negócio. 

Bases da segmentação do público-alvo

Para segmentar o mercado de forma correta existem diversas variáveis que auxiliam nessa definição, assim, é importante entender quais são os principais modelos de segmentação que vão te ajudar a definir o seu público-alvo:

  1. Geográfica: está relacionada com a localização do seu consumidor;
  2. Demográfica: se refere às características do seu consumidor, como por exemplo idade, gênero, renda, etc.
  3. Psicográfica: se relaciona com os interesses, valores, medos entre outros fatores psicológicos.
  4. Comportamental: é baseada nos padrões de comportamento de consumo, ou seja, sensibilidade ao marketing, grau de interesse, entre outros.

Por que definir um público alvo? 

Antigamente o marketing era realizado de forma a atingir toda a sociedade sem definir um segmento específico, no entanto os resultados esperados não eram satisfatórios, afinal ao querer falar com todo mundo não falava com ninguém. 

Portanto, a definição do público-alvo é fundamental para alavancar seu negócio, uma vez que com as estratégias bem definidas de acordo com o comportamento dos consumidores os resultados têm mais chances de serem positivos. 

 Com essa mudança na divulgação das campanhas de marketing, foram notados alguns benefícios, como por exemplo a criação de campanhas mais eficientes, já que com a definição de um segmento da população é possível direcionar os esforços para atingir o público mais propenso a adquirir seus produtos. 

Além disso, é possível comunicar de forma assertiva com o seu público, visto que ao segmentar o mercado é possível entender melhor suas características e necessidades, e definir uma linguagem que aproxime a empresa do seu público-alvo, fazendo com que o consumidor se identifique com o seu negócio.

Por fim, nota-se que é possível diferenciar a sua empresa dos concorrentes existentes no mercado, já que ao definir o seu público-alvo e um posicionamento de marca alinhado com esse segmento os consumidores estão alinhados com a proposta de valor do seu negócio e se identificam com os valores da sua empresa, garantindo a conquista do público e a diferenciação frente aos concorrentes. 

6 passos para te ajudar a definir o seu público-alvo

Agora é importante entender como definir seu público-alvo para acertar nas estratégias de marketing, para isso trouxe algumas dicas que vão te ajudar nesse processo. 

#01. Estude sobre o mercado atual

Para iniciar a definição do seu público-alvo é importante estudar e analisar o mercado, a fim de entender o comportamento das pessoas, o cenário como um todo e a forma que os concorrentes atuam dentro dele. 

Assim, é necessário entender o comportamento de consumo dentro do setor de atuação do seu negócio, as necessidades dos consumidores e quais delas não estão sendo atendidas. Além disso, é importante analisar as tendências de mercado e como elas podem afetar o comportamento do consumidor. 

Para isso, recomenda-se utilizar a pesquisa primária (entrevistas e questionários com os consumidores), além da pesquisa secundária, que possui como foco materiais de estudo, trabalhos acadêmicos, livros, etc. Dessa forma, será possível definir estratégias mais assertivas e que comuniquem com o segmento correto, auxiliando a traçar o público-alvo do seu negócio.

#02. Entenda sobre o seu produto

Após entender sobre o mercado de atuação, é necessário olhar para o seu produto ou serviço e entender quais soluções são ofertadas, ou seja, o que sua empresa oferece que soluciona o problema do seu consumidor. 

Nesse sentido, pense em qual benefício seu produto oferece e qual a principal proposta de valor dele para o seu cliente, isso significa de que forma ele agrega valor na vida do seu consumidor. 

#03. Segmente o mercado 

Logo depois de já ter um panorama sobre o mercado atual e sobre seu produto é necessário definir as bases de segmentação a serem utilizadas para separar o mercado. Realize a análise das variáveis citadas anteriormente e entenda o perfil das pessoas que consomem o seu tipo de serviço.

Por exemplo, se você vende roupas femininas, mulheres de todas as idades consomem (idade e gênero, variável demográfica). Entretanto, algumas mulheres procuram qualidade nas peças e outras melhores preços (motivação, variável comportamental).

#04. Defina a potencialidade dos segmentos

A partir da segmentação do mercado é importante identificar quais segmentos têm maior relação com a sua marca, para isso busque entender se o segmento possui as necessidades atendidas por concorrentes, se vai ser rentável para o seu negócio e se a área está em crescimento no mercado. 

Para isso, pode-se utilizar estatísticas do IBGE, dados científicos e pesquisas de mercado, com o intuito de mensurar o potencial de cada segmento definido.

#05. Escolha o público-alvo

Após definir a potencialidade dos segmentos, é necessário estabelecer qual vai ser o público-alvo da sua empresa. Para fazer essa definição deve-se descrever as características e especificidades de cada segmento escolhido, além de disseminar essa descrição para todos os membros do seu negócio.

#06. Crie estratégias para cada público-alvo

Logo após realizar a definição do público-alvo, é importante traçar o posicionamento da marca e as estratégias específicas para cada segmento escolhido. Essas estratégias estão associadas a forma que a empresa vai se conectar com seu público-alvo através da ferramenta dos 7 P’s do marketing. 

Nesse artigo você aprendeu a importância do público-alvo para o seu negócio e como definir estratégias assertivas no marketing, caso tenha interesse em saber como podemos te ajudar entre em contato conosco!

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Por Campe Admin




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