Últimas do blog

Você está em Home Blog


9/10/2019

COMO MOTIVAR SEUS FUNCIONÁRIOS

 

A produtividade é um fator fundamental para o bom funcionamento de uma empresa. Mas como estimulá-la através de fatores externos à cadeia produtiva? É de compreensão geral que as pessoas são o maior patrimônio de uma empresa. Dessa forma, é preciso criar estratégias para motivar seus funcionários.

Com o avanço de ciências como a psicologia, o entendimento do indivíduo pode ser feito de diversas maneiras para melhor caracterizar e incentivar os funcionários. A seguir, retratamos alguma teorias que abordam a fundamentação por trás da motivação.

 

Teoria dos dois fatores

A Teoria dos dois fatores, de Frederick Herzberg, coloca a motivação e satisfação dos empregados como baseadas em fatores intrínsecos, como seu sentimento de crescimento pessoal, reconhecimento profissional e autorrealização. Além disso, são baseadas também em fatores extrínsecos administrados pela empresa, como salários, tipos de supervisão, políticas e diretrizes da empresa, dentre outros.

A pirâmide de Maslow, de Abraham Maslow, estabelece uma hierarquia entre cinco necessidades humanas: fisiológicas, segurança, afeto, estima e as de autorrealização. Cabe ressaltar que o indivíduo conseguirá suprir as suas necessidades caso as categorias anteriores forem sanadas, colocando de maneira ordenada os desejos dos funcionários.

Teoria das necessidades

A Teoria das Necessidades, de David McClelland, classifica todas as necessidades humanas em três grandes motivos, independentemente de questões culturais, raciais, de gênero, sexuais ou idade. As três categorias são:

NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO: Reflete a vontade de superar desafios, melhorar de forma constantete;

NECESSIDADE DE AFILIAÇÃO: De estabelecer relações pessoais próximas, e a necessidade de poder, influenciando e sendo responsável pelas outras pessoas dotadas de características de liderança.

Outras formas mais simples e eficazes de motivação

Porém, devido às dificuldades de implementação de tais teorias, existem outras formas para estimular a motivação de funcionários. Condições de trabalho adequadas, um bom clima organizacional, programas de incentivo, treinamento e capacitação são políticas internas capazes de motivar um melhor desempenho de todos os membros dentro da equipe.

 

Como a Campe pode lhe ajudar

Os projetos oferecidos pela Campe como: “Pesquisa de clima”, “Descrição de cargos, “Planos de salários e Carreiras” possuem como finalidade gerar insumos para uma melhor compreensão dos trabalhadores da empresa. Somente  através dessas informações é possível motivar os funcionários e melhorar o ambiente de trabalho.

Para uma melhor implementação das teorias descritas acima, é necessário tem um melhor conhecimento de toda a organização interna e um olhar amplo sob sua realidade.

A Campe Consultoria é aquela que melhor corresponde a tal necessidade, uma vez que temos como objetivo trazer soluções eficientes através de estudos de consultoria, fazendo com que a sua empresa alcance os melhores resultados.

Se interessou por algum de nossos projetos? Solicite agora um Diagnóstico Gratuito e saiba mais sobre como a Campe pode lhe ajudar nesse processo!

Por Campe Consultoria




Solicite um diagnóstico agora mesmo!

Soluções completas em consultoria para você e sua empresa.
Confira nossas soluções

Solicitar diagnóstico gratuito

Solicitar diagnóstico