Consultoria de Pesquisa de Mercado: o que é e qual a sua importância para as empresas?

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Mulher vendo sobre pesquisa de mercado (1)

16/12/2021

Você sabia que a Pesquisa de Mercado pode ser o diferencial decisivo para a sobrevivência de uma empresa?

É isso mesmo! 

Segundo a pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020) feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a mortalidade de negócios em até cinco anos apresenta uma taxa de 29% para Microempreendedores Individuais (MEI’s), 21,6% para Microempresas e 17% para empresas de pequeno porte.

De acordo com Carlos Melles, o presidente do Sebrae, o motivo dos MEI’s possuírem a maior taxa de mortalidade se deve à falta de experiência do microempreendedor no mercado e à forma de gestão da empresa.

Se você é empreendedor e possui dúvidas e incertezas sobre como gerir a sua empresa de forma estratégica, saiba que investir em uma Consultoria de Pesquisa de Mercado pode ser a solução dos seus problemas!

Ao contratar um serviço de Pesquisa de Mercado, você passa a compreender o segmento em que o seu empreendimento está inserido, além de ter insumos valiosos sobre o seu público e os seus concorrentes, podendo traçar planos de ação mais estratégicos e assertivos.

Ficou interessado? Continue lendo o texto para descobrir tudo sobre a Consultoria de Pesquisa de Mercado e como ela pode ajudar a sua empresa.

Pesquisa de Mercado: O que é e quais são os seus benefícios?

A Pesquisa de Mercado é um estudo que procura compreender a posição de uma empresa no mercado. 

Ela é feita por meio de uma coleta de informações sobre a relação dos clientes com a marca, análise dos processos realizados pela concorrência, o público-alvo, entre outros. 

Quando uma empresa quer lançar um novo produto, ou uma nova campanha de marketing, por exemplo, a análise feita pela Pesquisa de Mercado se mostra necessária, uma vez que é uma forma de obter dados importantes que vão potencializar a previsão de sucesso da ação.

Resumidamente, a Pesquisa de Mercado serve para coletar dados relevantes e estratégicos que serão usados para traçar planos de ação mais efetivos de acordo com a realidade da empresa

São alguns benefícios da Pesquisa de Mercado:

Talvez você esteja se perguntando: “Mas como eu vou saber se a minha empresa precisa de uma Pesquisa de Mercado?”

Você tem dúvidas sobre a aceitação do público com um determinado produto e/ou serviço? Acha que o seu negócio não tem um diferencial competitivo? Você sente que precisa reestruturar o seu planejamento estratégico?

Se a sua resposta for “sim” para, ao menos, uma destas perguntas, então certamente a sua empresa precisa de uma Pesquisa de Mercado! 

Qual é o melhor tipo de Pesquisa de Mercado para a minha empresa?

O tipo de Pesquisa de Mercado ideal é aquele que recolhe informações relevantes para um determinado objetivo de uma empresa. Por isso, a definição de uma metodologia ideal de análise não é viável. 

No entanto, trouxemos uma pequena lista dos 5 principais tipos de Pesquisa de Mercado que podem ser úteis para o seu negócio:

  • Pesquisa de satisfação do cliente.
  • Pesquisa de hábitos de consumo.
  • Pesquisa de imagem de marca.
  • Pesquisa de teste de campanha.
  • Pesquisa com colaboradores.

Você pode saber mais sobre Pesquisa de Mercado e como ela é feita aqui. [INSERIR LINK DO BCMP 003]

Como uma Consultoria de Pesquisa de Mercado pode ajudar a sua empresa?

A Consultoria de Pesquisa de Mercado se trata de um serviço, no qual a empresa contratante contará com uma equipe de consultores especializados guiados pelo gerente designado para o projeto.

Tendo a equipe escalada, faz-se um alinhamento entre o diagnóstico das expectativas e objetivos do cliente, seguindo para a coleta de dados e o levantamento da situação atual da empresa

A Consultoria de Pesquisa de Mercado procura identificar oportunidades, produtos, tendências e novas segmentações e mercados para auxiliar a empresa contratante no processo de crescimento do negócio. 

Qual é o passo a passo da Consultoria de Pesquisa de Mercado? 

Agora que você compreende o que é a Consultoria de Pesquisa de Mercado e o que a faz tão importante para um empreendimento, chegou a hora de conferir o passo a passo do processo!

  • Coleta de dados secundários 

Os dados secundários são aqueles que já foram coletados e analisados durante alguma outra investigação, que podem ser relevantes para o objetivo da Pesquisa de Mercado. Publicações de organizações governamentais e empresas privadas. 

São exemplos de dados secundários:

  • Informações sobre o mercado e o setor de atuação da empresa;
  • Registros;
  • Publicações de organizações governamentais e empresas privadas.

Em suma, os consultores realizam um recolhimento destes dados já disponíveis pelo histórico da empresa contratante, portais de organizações confiáveis, ou até mesmo por meio do uso do estudo do cliente oculto.

  • Elaboração do questionário de Pesquisa de Mercado

A partir dos dados inicialmente coletados, a equipe de consultoria elabora um questionário personalizado para o segmento e o objetivo da empresa a fim de coletar dados estratégicos sobre o público da marca. 

  • Levantamento e organização dos resultados

Uma vez que o questionário de Pesquisa de Mercado é coletado e os resultados são recolhidos, há uma colocação de todos os dados obtidos em uma tabela para visualização do panorama da pesquisa.

  • Análise dos dados 

Após a organização visual das informações recolhidas, a equipe de consultores realiza o cruzamento dos dados e utiliza ferramentas como a Análise SWOT com a finalidade de compreender quais direcionamentos estratégicos farão mais sentido para a empresa contratante de acordo com o contexto mercadológico em que ela se encontra. 

  • Entrega do relatório completo de todo o processo

Por fim, um relatório final é entregue ao cliente, contendo uma compilação de todos os dados coletados ao longo do processo da Pesquisa de Mercado.

Venha fazer a sua Pesquisa de Mercado com a Campe!

A Campe Consultoria Jr. é uma empresa júnior atuante no mercado a mais de 29 anos, composta pelos melhores estudantes de Negócios de Juiz de Fora e região, contando com o apoio de mestres e doutores atuantes na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e de profissionais especializados do mercado.

Realizamos um projeto de Pesquisa de Mercado para compreender a realidade da marca Serviço Social da Indústria (SESI) no mercado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, e com isso, estabelecer planos de ação para o seu reposicionamento e para um maior destaque no mercado de Juiz de Fora.

Confira o depoimento de Cléber Sarmento, Supervisor Administrativo na Unidade de Segurança e Saúde do Trabalho, SESI, de Juiz de Fora, sobre a eficiência dos nossos serviços:      

“A pesquisa foi essencial para conhecer nossos concorrentes em Juiz de Fora. Antigamente fazíamos as pesquisas e elas ficavam por ali mesmo. Com a Campe foi diferente: eles trouxeram planos de ação para serem implementados! Por conta disso, o projeto está sendo apresentado em BH para usar o SESI de Juiz de Fora como exemplo para outras unidades de Minas Gerais.”

Você está precisando de uma Consultoria de Pesquisa de Mercado para o seu negócio? Venha conhecer as soluções mercadológicas da Campe e solicite um diagnóstico gratuito!

Campe Consultoria Jr teste

Por Campe Admin




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