Por que realizar um plano de marketing?

O Plano de Marketing consiste em um conjunto de ferramentas que te auxiliarão a identificar seu público-alvo, projetar estratégias e dessa maneira desenvolver programas de marketing mais assertivos. Conheça 5 vantagens deste estudo que poderão auxiliar sua empresa a alavancar resultados e atingir cada vez maiores mercados: 

  1. Maior conhecimento do mercado a nível macro 

Através de estudos feitos por meios de canais de notícias, artigos, livros, especialistas e sites é possível entender como está estruturado o mercado em que sua empresa se encontra. Se este estudo for feito de maneira correta e profundo, já é possível levantar informações acerca do perfil dos consumidores, seus hábitos, identificar possíveis segmentação além de avaliar impactos de variáveis a nível macro, como mudanças políticas, econômicas, ambientais e legislativas, entre outras.  

Recentemente a Coca Cola® observando fatores externos, como a maior preocupação da população em geral com a saúde, estuda o desenvolvimento de refrigerantes utilizando a menor quantidade possível de açúcar, como o desenvolvimento de alternativos, por exemplo a Stevia. 

  1. Maior conhecimento de clientes atuais ou futuros 

Após realizado os estudos com fontes secundarias, para se ter maior conhecimento diretamente sobre seu cliente é interessante buscar informações diretamente com seus clientes atuais ou futuros. Tentando entender as percepções deles, como eles pensam, o que acham relevante em sua empresa ou concorrentes entre outras questões que te auxiliarão na tomada de decisão. 

Em 2010, o Café Pilão, por meio de estudos e análises de seus clientes identificou, uma tendência cada dia mais comum, que grande parte dos brasileiros realizam a maioria das suas refeições fora de casa. Com isso, a empresa apostou nas franquias das cafeterias Casa Pilão. 

  1. Informações da concorrência 

Por meio dos estudos realizados, além de conhecer a fundo o pensamento do público em relação a sua empresa, também é possível extrair informações acerca dos seus concorrentes. Por meio de comparativos se torna capaz entender o sucesso ou não de seus concorrentes e identificar nichos que por eles não são valorizados, apresentando-se como oportunidades de crescimento.  

Utilizando ferramentas, como as 5 forças de Porter se faz o estudo de possíveis produtos substitutos e/ou complementares, que podem gerar impactos positivos ou negativos em seus resultados. 

  1. Desenvolvimento de planos de ações 

Por meio das informações que são coletadas é possível cruza-las e utilizar ferramentas como a matriz SWOT que relaciona os fatores internos (forças e fraquezas) com os fatores externos (ameaças e oportunidades) e com isso detectar setores que precisam de melhorias e setores que serão críticos para o sucesso da empresa, sejam potencializando as oportunidades ou mitigando ameaças. Ela agrupa todos os outros fatores citados anteriormente a fim de prover uma melhor visualização de suas conexões. 

A matriz SWOT promove um melhor panorama acerca do mercado e com isso, através de seus cruzamentos é possível identificar correlações entre variáveis que irão gerar insumos para e elaboração de planos de ações mais assertivos de acordo com a realidade do cliente e do mercado. 

  1. Controle das ações  

Um bom Plano de Marketing deve permitir que as saídas que dele foram extraídas seja passiveis de monitoramento e controle, a fim de garantir uma melhoria contínuas nos planos de ações desenvolvidos. 

É interessante elaborar metas para os planos, de modo que a sua efetividade e nível de realização sejam medidos e assim possibilitar além de series históricas, dados que poderão auxiliar em projeções mais à frente. 

Portanto, o Plano de Marketing é uma ferramenta essencial para a tomada de decisão dos gestores e suas equipes ao propiciar informações de mercado, clientes e concorrentes e suas correlações que irão auxiliar a empresa a desenvolver estratégias para conseguir se diferenciar dos demais e consequentemente atrair e fidelizar o maior número de clientes.

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