18/08/2019
A gestão financeira de uma empresa é uma das partes mais importantes,
porém uma das últimas a ser trabalhada, sendo essa deixada de lado. Para
alcançar o sucesso da sua empresa, é necessário antes de tudo que as finanças estejam em dia, uma vez que o descontrole nesse setor impossibilita as boas ideias, e impede qualquer um de adotar novas estratégias e de alavancar o seu negócio.
No Brasil, muitos micro e pequenos empreendedores não se atentam às
finanças, deixando-as em segundo plano. Consequentemente, o resultado já é o de se esperar, muitas dessas empresas sobrevivem apenas por alguns poucos anos, deixando para trás um rastro de dívidas para o dono do negócio.
Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é importante se
atentar aos mínimos detalhes dessa jornada, visto que apenas um deslize financeiro pode significar o fim do grande sonho e o desperdício daquela ideia promissora.
Para que você consiga fugir desses possíveis erros, preparamos 3 dicas essenciais para manter as finanças da sua empresa sempre em dia.
Um erro comum entre muitos empreendedores é o de manter o controle das
despesas da empresa juntamente com o controle das despesas pessoais.
Muitos pensam que aquele dinheiro contido na sua própria empresa pode ser utilizado para eventuais gastos pessoais, no entanto, isso pode ser extremamente fatal à saúde financeira da sua empresa, e para que isso não aconteça, deve haver a separação das duas contas.
Essa divisão é fundamental para que a empresa de fato funcione, sendo
possível manter um capital de giro, e para que sempre haja dinheiro em caixa para pagamento de fornecedores e contas no geral. Com isso é possível manter um acompanhamento rigoroso e crítico da empresa, de forma que seja possível focar na evolução e crescimento do negócio sem que hajam interferências particulares que possam ocasionar em danos futuros.
A resposta parece muito fácil: é necessário sempre monitorar todas as despesas e receitas, avaliando as entradas e saídas de dinheiro, diariamente, mensalmente e anualmente. No entanto, uma das principais causas de falência de muitas empresas que estão começando, é justamente a falta desse controle.
Por isso, é necessário a adoção de um fluxo de caixa para o seu negócio. Com
ele, é possível ter em mãos todas as movimentações monetárias que ocorreram, e a partir disso, é possível identificar as forças e fraquezas relacionadas ao caixa e à saúde da empresa, bem como é possível se organizar e se planejar com antecedência para o pagamento de contas futuras, e para a obtenção de novos recursos financeiros, caso houver necessidade.
Com o avanço da tecnologia ficou muito mais fácil se organizar. São
inúmeras possibilidades de ferramentas tecnológicas que podem ser de grande utilidade para o controle das finanças.
O motivo para a adoção dessas novas tecnologias, está principalmente na
exatidão que é gerada por elas. A busca pela precisão é de suma importância na execução do controle financeiro, pois com isso, as chances de erro passam a ser mínimas e as suas contas sempre fecham.
Tendo em vista tudo o que foi dito, é indispensável que você comece AGORA
a implementar no seu negócio todas as nossas dicas, e por isso, estamos
disponibilizando uma planilha de gestão financeira GRATUITA para auxiliar você nesta caminhada. Com ela, é possível registrar todas as entradas e saídas de caixa sem nenhum esforço, fazer projeções, e ainda acompanhar o andamento das suas receitas, despesas e saldo por meio de gráficos simples e intuitivos.
Para acessar a planilha financeira clique aqui 🙂
Soluções completas em consultoria para você e sua empresa.
Confira nossas soluções