O seu negócio oferece algum diferencial de mercado? 7 motivos para pensar!

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Pessoas discutindo sobre diferencial de mercado (1)

2/12/2021

Se você é dono de um negócio, com certeza já ouviu essa pergunta, ao menos uma vez, em sua trajetória profissional. 

Ter um diferencial competitivo ou uma vantagem competitiva, significa que o seu negócio é único em algum aspecto, tornando-o diferente. Por isso, tal característica não o faz ser apenas único, mas também superior em alguns aspectos aos concorrentes. 

O mais importante é compreender que essa característica exclusiva pode fazer a sua empresa crescer e ter mais lucratividade. 

O maior desafio está em identificar as oportunidades para atingir essa lucratividade, para assim, enraizar essa diferenciação. 

Hoje, são raríssimos, ou até nulos, os negócios que não possuem concorrência, por isso, o consumidor está cada vez mais informado acerca do mercado.

Foi-se o tempo em que o cliente tinha poucas opções no momento da compra, por conta disso, ele está cada vez mais seletivo e crítico. 

O mais importante no começo da empresa é traçar, de forma clara, o seu diferencial no mercado, tendo em vista que grande parte das empresas do mercado tem como foco sanar os problemas da população. 

Para fazer uma análise e saber se a sua empresa tem ou não um diferencial competitivo, se questione:  o que o seu negócio tem que o difere da concorrência e ainda gera um valor agregado para os clientes? 

5  diferenciais de mercado para ajudar a sua empresa!

#01. Facilidade de compra e rapidez na entrega 

Cada vez mais as pessoas buscam facilidade no momento da compra, portanto, facilitar esse meio pode diferir a sua empresa das outras.

Ter que atravessar a cidade em busca de um produto não é nada útil quando se pode comprar em uma loja na esquina ou tê-lo entregue na porta da casa.

Os clientes estão cada vez mais apressados, sempre querendo tudo para ontem, por isso, outro grande ponto que pode pesar no momento da compra do cliente é a eficiência na entrega.

Com isso, ter uma rede de distribuição bem estruturada e uma rede lojas bem localizadas, irão, com certeza, facilitar o cliente no momento da compra.

#02. Confiança

Os cliente sempre buscam a fidelização, eles querem um estabelecimento no qual podem confiar, no qual podem comprar de olhos fechados, pois sabem que a qualidade é garantida.

Por isso, o aspecto confiança pode ser um diferencial para o seu negócio, já que, se o histórico com a empresa é bom, o cliente tende a, não só comprar novamente, mas também disseminar a marca para parentes e amigos. 

#03. Design 

O consumidor no geral sempre buscam algo para se identificar e o que mais facilita essa identificação é um design inovador no qual as pessoas possam se espelhar. 

É através do design que as pessoas irão identificar a sua empresa. Muitas pessoas podem não saber o nome da Apple, mas reconhecem a maçã. Muitos podem não saber o que é o nome McDonald’s, mas identificam o M amarelo. 

A imagem visual é de mais fácil assimilação que o nome, por isso, abuse no design e crie algo inovador e chamativo. 

#04. Experiência do cliente

Hoje, o consumidor não quer apenas o produto, ele quer mais, ele exige mais, ele quer o produto, o estabelecimento, o tratamento diferenciado. Ele quer uma experiência completa.

Nesse sentido, um grande diferencial de um estabelecimento pode ser a experiência que ele decide propor ao consumidor, indo além do seu produto e atendimento.

Dessa forma, o dono do estabelecimento ganha mais um trunfo ao seu favor, fato que pesa significativamente na tomada de decisão do cliente.

#05. Desenvolva a sua marca

As pessoas buscam hoje, além de uma boa experiência e de um bom produto, algo que possa inflar o ego delas, o consumidor hoje busca que o estabelecimento o forneça o status necessário.

Para isso acontecer, o empreendimento tem que desenvolver a sua marca da melhor forma possível, criando planos de ação para que se desenvolva todo valor agregado que possa se possuir.

Nesse sentido, quanto mais a sua marca for bem falada e quanto mais a sua marca se desenvolver na região, mais pessoas irão querer se fazer presentes no estabelecimento.

02 erros que devem ser evitados na busca pelo diferencial

#01. Não diminua o valor, aumente a qualidade.

Quem conhece o próprio produto não se força a diminuir o preço para atrair a clientela. O valor do produto não é um diferencial competitivo já que não cumpre com certas características necessárias para isso. 

Clientes que compram o produto apenas pelo preço, são clientes que não buscam fidelização a marca, eles estão interessados, única e exclusivamente no valor dos produtos, não na qualidade e na experiência que ele pode te proporcionar. 

#02. Fidelização é mais importante que atração 

Mesmo que clientes novos sejam importantes para o crescimento da marca e para uma maior exposição do produto, a fidelidade dos que já conhecem o empreendimento é importante para manter a receita estável. 

Por isso, a busca pela permanência de quem já é fidelizado é tão importante quanto a atração de novos clientes.

Com isso, fechamos todos os pontos necessários para que a empresa alcance os almejados diferenciais no mercado e também os pontos que devem ser evitados na sua busca.

É importante ressaltar que assim como o mercado muda constantemente, o gosto das pessoas também sofre essa mudança, por isso é sempre importante estar atento as novas tendências e se atualizar sempre que possível. 

Outro ponto a ser ressaltado é a concorrência, muitas vezes a concorrência copia o diferencial estabelecido por uma marca, podendo atingir níveis semelhantes de eficiência e, até mesmo, superar a marca idealizadora, por isso é de extrema importante estar sempre de olho nos concorrentes. 

Mas, quando se tem uma busca constante pela inovação e a vontade de sempre ser o pioneiro nas tomadas de decisão, não há com o que se preocupar, a sua empresa sempre estará a frente no mercado e com um público cada vez mais fiel.

Conclusão

Para finalizarmos, em resumo, uma organização que deseja obter ou manter um determinado nível de sucesso com a sua clientela precisa que os seus diferenciais sejam percebidos pelo seu público alvo de maneira efetiva. 

O diferencial é uma faca de dois gumes, ele precisa ser bom para o empreendedor e tem que ser bom também para o cliente, primordialmente para o cliente. Se não fizer diferença, não é diferencial e nem traz vantagem competitiva para os negócios.

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Por Campe Admin




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