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1/09/2019

LIDERANÇA E SUAS CARACTERÍSTICAS

Na maioria dos casos, ao associar a imagem dos líderes ao meio
empresarial, recorre-se à figura de um indivíduo extremamente CAPACITADO e um excelente SOLUCIONADOR de problemas, como uma espécie de “faz-tudo”.

Todavia, o ato de liderar engloba muito mais que essas atribuições. Um líder deve ser, acima de tudo, um FACILITADOR, alguém que mobilize os colaboradores na execução das estratégias determinadas.

Diante disso, você já se questionou sobre sua liderança? Qual
o legado que tem deixado para os seus liderados? Os seus colaboradores
entendem o propósito deles na empresa?

O que é, portanto, Liderança?

James C. Hunter, em seu livro “De volta ao mosteiro”, traz um conceito
que nos auxilia na reflexão acerca desse tema:

Liderança é a habilidade de Influenciar pessoas para que trabalhem com entusiasmo por objetivos identificados como voltados para o bem comum”.

Então, como se tornar um líder INFLUENTE?

 

1. SEJA UM EXEMPLO E COMPRE A ESTRATÉGIA

Em primeiro lugar, o líder não pode apenas “ordenar” a execução de tarefas ou falar da
importância da estratégia. Ele precisa ser um EXEMPLO vivo dela, incorporando os valores da organização e demonstrando-os em atitudes, ações e posicionamentos. Além disso, é preciso estar engajado com os propósitos da empresa para, então, engajar outras pessoas.

 

2. CONHEÇA SUA EQUIPE

Como toda empresa define metas e estipula resultados, é preciso saber o que
estimula a equipe, para que se possa manter um bom clima organizacional
dentro do time e dentro da organização como um todo.

Logo, um bom líder deve saber ouvir e entender quais são os reais problemas enfrentados, pois os sentimentos dos colaboradores podem refletir diretamente nos resultados.

Deste modo, é indispensável que a empresa esteja sempre buscando formas de motivar a equipe para que ela sempre esteja engajada em alcançar as metas determinadas.

Ademais, OUVIR os liderados mostra que a opinião deles também é importante, e isso é essencial para o desenvolvimento das atividades em equipe!

 

3. FORNEÇA FEEDBACKS

Uma prática fundamental para desenvolver uma equipe de alto
desempenho e capaz de executar a estratégia corretamente  é
realizar, constantemente, feedbacks, ou seja, avaliar com frequência o trabalho de seus colaboradores, elogiando-o quando for positivo e explicitando pontos de melhoria quando for necessário.

 

4. TRABALHE SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Ao exercer um cargo de liderança, é de extrema importância identificar
as suas emoções com facilidade, ser capaz de controlar impulsos, canalizar
emoções para situações adequadas, praticar a gratidão e MOTIVAR as pessoas.

O CONTROLE das emoções e sentimentos, atualmente, pode ser considerado com um dos principais triunfos para o sucesso pessoal e profissional. Outra característica fundamental é a EMPATIA,sendo capaz de se colocar no lugar do outro e levar as pessoas a ajudarem umas às outras.

Dessa maneira, liderar é, definitivamente, uma das habilidades mais
importantes no mercado de trabalho, nas mais diversas áreas do
conhecimento, tanto para os profissionais quanto para as empresas.

Além disso, as pessoas que possuem as competências de um bom líder são  consideradas como ESSENCIAIS para muitas empresas, pois atuam junto aos colaboradores e propiciam diversos benefícios para todos os envolvidos!

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Por Campe Consultoria




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