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28/09/2020

Erros ao abrir uma empresa, quais são?

Abrir uma empresa é sempre um desafio, mesmo se você já tenha um. São vários detalhes que devem ser analisados, sem contar com o medo e insegurança. É um passo grande a ser dado e já é uma atitude de coragem pensar neste tópico.

Quando expomos a alguém o sonho de abrir uma empresa, surgem conselhos de todos os lugares. Conhecidos, amigos, empreendedores antigos e até mesmo os inexperientes estão sempre dispostos a dar “pitaco” . Porém como se trata de algo tão precioso para você nós, da Campe Consultoria, separamos alguns pontos que você não pode esquecer de revisar antes de dar início a essa nova jornada.

1.Escolha e estude o setor

No momento em que você define a ideia de abrir uma nova empresa ou empreendimento você já tem em mente qual ramo irá seguir. Mesmo com essa certeza é muito importante conhecer o setor no qual você vai atuar.

Estabelecendo esse ponto com antecedência irá te ajudar com várias questões futuras, tais como as jurídicas:  cada setor tem a sua tributação, escolhendo de maneira assertiva, ou seja, escolhendo o setor que corresponde a sua empresa, fará com que você gaste tempo e dinheiro de maneira correta.

2.Conheça a concorrência

É de extrema importância saber onde você está entrando, provavelmente você não será o único no ramo. Uma boa forma de saber como está o mercado no setor do seu empreendimento é analisando a concorrência.

Há várias formas de fazer isso, como por exemplo:

  • Cliente oculto: é quando você vai até seu concorrente como se fosse um cliente e tenta extrair o máximo de informações possíveis, tai como preço, produtos/serviços oferecidos, promoções e afins;
  • Análise de mercado: é uma forma mais abrangente e completa pois estuda não só a concorrência como todo o mercado. Tal mecanismo baseia-se em pesquisas secundárias, compilação dos dados recolhidos e uma análise mais rigorosa de tais dados. Assim você consegue reconhecer a individualidade do setor no qual você está entrando;
  • Matriz Swot: é uma ferramenta visual que te da bons insumos estratégicos. Essa matriz contém 4 itens: forças e fraquezas (referente ao ambiente interno a sua empresa), e oportunidades e ameaças (no que tange o ambiente externo a sua empresa). Catalogando esses 4 pontos após uma observação da sua empresa e seus concorrentes, você consegue mensurar quais esforços você deve realizar para contribuir com o sucesso do seu novo negócio.

Observando os pontos fortes e fracos dos seus colegas de setor, é possível saber onde você pode atuar com mais ênfase. Isso diz respeito a qualquer tipo de empreendimento, seja ele totalmente presencial ou online.

3. Organize as finanças

Logo no inicio é comum que haja confusão no que refere dinheiro. O seu dinheiro pessoal se junta com o investimento, a aplicação de possíveis sócios não é muito bem contabilizada, a compra de um software para a empresa não é computado… Cuidado!

É muito comum que essa falta de gestão financeira, mesmo logo nos primeiros instantes do negócio, pode gerar complicações irreversíveis. Muitas empresas fecham suas portas devido a essa má administração do financeiro.

Mesmo que sua ideia de abrir uma empresa seja muito recente mas já está começando a investir em alguns pontos, uma dica: ANOTE TUDO! Tenha controle da entrada e saída de dinheiro do seu caixa para entender o fluxo de dinheiro, registre contas a pagar futuras para planejar os pagamentos, e até mesmo os investimento. Tudo isso pode ser anotado em um caderno de contabilidade, uma planilha no Excel ou um software específico, o que importa é o controle financeiro. Temos um post que pode te ajudar com isso, basta clicar aqui.

4. Não se esqueça do estoque

Já entendendo qual é o tipo de empreendimento que você vai tocar, é necessário pensar em questões um pouco mais complexas. O estoque é um componente de suma importância para vários tipos de estabelecimento.

Trabalhar com estoque indica que você terá grande demanda de certos produtos, sejam eles matéria-prima ou produto final. Tendo uma reserva dos seus melhores produtos ou itens que auxiliam no seu serviço leva a uma oferta mais rápida, diminuição de evasão do cliente por falta de produto e dificuldades na divulgação.

Mesmo entendendo os pontos positivos de um estoque, é fundamental entender que para mantê-lo de forma saudável e necessário investir. Dependendo do ramo da sua empresa esse investimento pode ser maior: geladeiras, frigoríficos ou até mesmo galpões. Estudar os gastos de um estoque a irá te ajudar a ter mais clareza do rumo que você deve tomar.

5. Não se esqueça da divulgação

Um ponto muito importante é a divulgação. Antes mesmo da inauguração do seu empreendimento é necessário estabelecer uma estratégia de marketing. O marketing, sendo ele online ou convencional, é uma ferramenta que irá auxiliar a sua empresa durante toda sua existência.

Através de uma divulgação bem estabelecida é possível atingir pessoas além do esperado. Existem várias formas de investir em propagação do seu negócio, tais como:

  • Tráfego pago: opção muito utilizada no marketing digital. Através de um investimento em uma plataforma, como Facebook Ads e Google Ads, você consegue segmentar seu público e aparecer constantemente para ele;
  • Promoções: oferecendo descontos ou cartões fidelidades logo no início é uma boa estratégia. Clientes são atraídos pelo sentimento de vantagem, quando é ofertado um desconto estratégico em algum itens ou serviço, a chegada do seu público alvo se torna mais efetiva;
  • Boca-a-boca: o tradicional também pode te ajudar. Sabemos que a melhor forma de atrair pessoas é contando sua experiência com o produto/serviço. Atualmente está muito comum a contratação de Influenciadores Digitais para auxiliar na divulgação da sua empresa. Pensando já na inauguração do seu empreendimento, investir nesse tipo de divulgação é uma boa saída. Através da experiência pessoal do influencer, outras pessoas podem se sentir motivadas a ir ao encontro do seu empreendimento.

São muitos detalhes que rondam a abertura de uma empresa. A atenção nesse início deve ser constante porém sabemos que pode ser complexo. Um Plano de Negócios é um projeto que abrange grande parte desses pontos e auxilia você a entender como seu empreendimento se portará no mercado. Ficou interessado? Solicite um diagnóstico gratuito com a Campe Consultoria

 

Por Ana Carolina Castro




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