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1/10/2020

Como engajar meu público nas redes sociais?

7 maneiras de engajar seu público nas redes sociais

O engajamento se trata da relação de envolvimento que a sua empresa tem com o público-alvo, que são aquelas pessoas que costumam comprar seus produtos ou estão interessadas neles. Assim, será possível criar um canal de atendimento e proporcionar uma relação mais próxima entre as pessoas. O engajamento nas redes sociais é algo de extrema importância.

Uma das principais vantagens do engajamento nas redes sociais é a possibilidade de estabelecer um bom relacionamento com os clientes. Dessa forma, é possível identificar o que é mais importante para eles e até mesmo potencializar as vendas. Os empreendedores devem levar em consideração que o engajamento é importante para a imagem da empresa.

Portanto, o engajamento é algo importante para qualquer tipo de negócio, porque é essencial para atrair mais usuários e, consequentemente, para que mais pessoas vejam os anúncios e posts publicados pela empresa. Por isso, separamos 7 dicas para você aumentar seu engajamento.

1. Marque presença nas redes sociais

A utilização das redes sociais nos dias de hoje é indispensável para clientes e empresas. A partir de estratégias certas, a sua presença online pode, dentro desse imenso universo, aproximar a sua empresa aos seus potenciais clientes, criar relacionamentos memoráveis e engajamento com um mesmo grupo ou perfil de consumidores.

As redes sociais têm a grande vantagem de ligar as pessoas aos negócios, visto que é fácil novos clientes chegarem até si através da internet. Existem diversas redes sociais para criar engajamento com seu público, porém a que está mais em alta atualmente é o Instagram. Para criar sua presença online é necessário uma boa frequência, e principalmente, um bom conteúdo que atraia as pessoas para conhecer seu produto.

 

2. Produzir conteúdos relevantes

A produção de conteúdo é fundamental para você gerar engajamento. Para que sua empresa comece a ganhar popularidade e captar interesse de potenciais clientes, necessita publicar conteúdo adequado e interessante para a sua audiência. Este trabalho deverá ser cuidadosamente planejado, desde a definição do perfil do seu cliente típico, até à produção de conteúdo que lhe possa gerar interesse.

Há diversas formas de gerar conteúdos para seu público. Os conteúdos podem estar presentes em diversos canais de comunicação, alguns exemplos de plataformas que você pode produzir conteúdo são:

  • Site/ Blog
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebbok
  • Twitter

De acordo com um estudo da  Content Trends no ano de 2018, 73% das empresas brasileiras já adotam essa metodologia na sua estratégia de aquisição de clientes e 61,8% das que ainda não utilizam pretendem adotá-la em breve. Como os números demostram, a maioria absoluta das empresas do Brasil já viu os benefícios dessa metodologia.

É fato que atualmente, no ano de 2020 esse número já aumentou muito. E você, já produz conteúdo?

 

3. E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma ótima forma de aumentar seu engajamento, visto que muitos utilizam do e-mail diariamente. . Em analogia ao estudo realizado pela Empresa Radicati no final de 2021, o número de usuários de e-mail deve passar dos 4 bilhões. Muitos empreendedores não veem o e-mail como uma forma de atrair clientes, pois acham que as pessoas não irão ler

E pelo fato de achar que o e-mail não irá render acabam perdendo uma grande chance de aumentar seu público. Isso se da, pois o e-mail marketing quando bem estruturado é uma excelente jogada de marketing.

Uma das grandes vantagens da utilização do e-mail marketing é a formalidade. Sem dúvida as redes sociais, por exemplo, são uma ótima forma de espalhar sua mensagem e chegar aos seus clientes. No entanto, esses canais geralmente são encarados com mais informalidade e menos compromisso que o email.

De fato, a utilização de forma adequada o Email Marketing é um meio muito eficiente para manter um relacionamento com as pessoas. E por isso, você deve usar desse método.

 

4. Utilização da Call to Action (CTA)

Ao traduzir para o português, o termo significa “chamada para ação”, e é este mesmo o objetivo do seu uso. O CTA serve para indicar uma pessoa qual é o próximo passo que deve ser realizado em determinada situação. Embora talvez você ainda não tenha notado o Call to Action está presente no seu dia a dia, um exemplo básico é o “clique aqui” e quando você clica é direcionado para outra página.

O CTA é muito importante, pois ele faz com que o usuário fique por mais tempo em sua página. Dessa forma, incentivando-o a acessar outros materiais e colete mais informações sobre seu negócio, ou mesmo convencendo-o a adquirir o produto oferecido por sua empresa.

De fato, é de extrema relevância a utilização do Call to Action para direcionar as pessoas. É evidente que os indivíduos reagem a estímulos e ao chamar um usuário para fazer uma ação, você acaba o estimulando.

 

5. Use hashtags e localização

O uso de hatstags é fundamental, de modo que são capazes de expandir o alcance do conteúdo e tornar sua marca mais conhecida. Quando é incluído uma ou mais hashtags para identificar do que seu produto/ conteúdo se trata, você está de certa forma orientando à rede social, para quem ela deve exibir aquele conteúdo.

O Instagram agrupa publicações que utilizaram a mesma hashtag. Então, sempre que você usar uma hashtag em sua publicação, desde que seu perfil seja comercial ou desbloqueado, ela será relacionada quando um usuário pesquisar pelo tema usando o sinal #.

Lembre-se, utilize de hatstags que realmente faça sentido com a sua publicação. Caso você publique sobre marketing, suas hatstags podem ser, por exemplo, #marketing #marketingdigital #marketingtradicional.

Outro fator interessante é o uso da Localização em sua publicação. Muitos usuários ao visitar um local, pesquisam sobre em redes sociais e aí cria uma oportunidade de que mais pessoas conheçam seu produto.

Por exemplo: uma pessoa pesquisa por “Juiz de Fora” no Instagram e você acabou de publicar com a localização de “Juiz de Fora”. Nessa pesquisa realizada pelo usuário irá aparecer sua publicação para ela, ou seja, a localização pode aumentar bastante seu engajamento.

 

6. Seja interativo

O uso da interação com seu público é uma ótima forma de engajamento. É fundamental que você detenha de um contato próximo com o seu seguidor, pois isso irá fazer com que eles valorizem cada vez mais o seu trabalho. Existem algumas formas de manter a interatividade com seus seguidores, e vamos falar sobre algumas abaixo.

  • Responda todas as mensagens
  • Use de enquetes
  • Utilize de caixinha de perguntas
  • Reposte o story quando o cliente postar sobre seu produto

Dessa forma, o seu engajamento das redes sociais tende a ir crescendo cada vez mais, lembrando sempre da frequência. Com uma interação frequente seu perfil tem grande chance de aumentar bastante, fazendo com que assim mais pessoas conheçam seu trabalho, e, por conseguinte, comprem do seu produto/serviço.

 

7. Publique no melhor horário

É importante fazer uma análise sobre o horário em que seu público mais interage nas suas publicações. O Instagram, por exemplo, preza muito pelos primeiros instantes da postagem, ou seja, quanto mais curtidas/comentários/cliques iniciais, a chance de o seu perfil alcançar mais pessoas é maior. Por isso é de extrema importância saber a melhor hora e os melhores dias para fazer suas postagens, pois isso ajudará muito no seu engajamento.

Caso você obtenha e utilize mais redes sociais é legal fazer a análise de cada uma delas. Isso se dá, pois o horário de melhor interação do seu público pode mudar diante de outras plataformas digitais.

 

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Por Lucas Portugal




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