3 principais modelos de Pesquisa de Mercado aplicáveis para o seu negócio

Você está em Home Blog
Pessoas pesquisando sobre modelos de pesquisa de mercado

26/10/2021

No dia a dia de uma empresa e de um empreendedor, são tomadas diversas decisões a todo momento a respeito de diversos fatores, como por exemplo: 

Meu serviço atende as necessidades e expectativas do meu cliente? Insiro ou retiro produtos da carta de produtos? Minha empresa é referência no setor que eu atuo? É referência na minha cidade? Preciso mudar minha estratégia? Meus produtos são caros perto da concorrência? Minha marca tem um diferencial claro?

A partir dessas várias perguntas, muitas decisões são tomadas para alcançar o sucesso da empresa, e o ponto-chave é: 

Como são embasadas essas decisões? Ou seja, quais são os parâmetros para eu tomar uma medida que seja eficiente, assertiva e atender aquele desafio ou a alguma demanda específica da empresa? 

Tendo em vista isso, vamos apresentar a Pesquisa de Mercado para os que ainda não a conhecem, e quais são os modelos dessa ferramenta aplicáveis para o seu negócio.

O que é uma Pesquisa de Mercado?

Nesse conteúdo, vamos falar a respeito da Pesquisa de Mercado, nada mais que um estudo do Marketing que auxilia na precisão da tomada de decisões, para dar embasamento nas decisões e gerar insights, ou seja, fomentar ideias para solucionar possíveis desafios.

Logo, quando uma empresa quer lançar um novo produto, realizar uma inovação, desenvolver ou reformular alguma estratégia, é necessário fazer uma pesquisa de mercado para estar por dentro das tendências do mercado e dos hábitos de consumo dos seu público-alvo para obter, dessa forma, informações que possam ampliar a visão do gestor e ajudar em suas tomadas de decisões.

Assim, existem diversas contribuições desse estudo para a empresa como por exemplo propiciar um maior conhecimento do público-alvo que a empresa trabalha, ou seja, para quem aqueles serviços ou produtos ofertados são direcionados.

Além disso essas informações podem utilizadas para construção de outra ferramenta de Marketing, a persona, que é a idealização do cliente ideal da empresa e também a caracterização do público-alvo.

Traçando essa representação de cliente ideal e conhecendo melhor seu público, é possível atender as necessidades dos clientes com mais precisão e identificar potenciais clientes, como também oferecer produtos e prestar serviços ainda melhores e personalizados.

Fora isso, a empresa consegue promover uma comunicação mais assertiva com os mesmos, visto que existe agora  uma persona para trabalhar sua comunicação voltada para esse cliente ideal.

Outro fator que gera insights muito interessantes e permite ampliar a visão do gestor, são as informações sobre a concorrência. 

Ter ciência de quem são as outras empresas que oferecem serviços ou produtos similares aos seus e atendem a mesma fatia de mercado

Ter esse conhecimento, é importante para compreender se o setor de atuação está muito saturado com demasiados concorrentes, quais dessas concorrentes é referência dentro do seu setor de atuação, dentre outras informações valiosas.

Além do mais, realizar uma Análise da Concorrência é identificar possíveis riscos e potenciais oportunidades no mercado que podem prejudicar ou impulsionar as suas vendas.

Na Pesquisa de Mercado, é muito utilizada a ferramenta estratégica de Análise SWOT, que permite realizar justamente essa identificação das forças, fraquezas da sua empresa e das oportunidades e ameaças que seu setor possui.

Os 3 Tipos de Pesquisa de Mercado

Pensando nisso, existem diversas formas de realizar uma Pesquisa de Mercado, então vamos apresentar aqui os principais tipos desse estudo, em que esse é mais requisitado.

É importante ressaltar que cada um desses depende do objetivo que a empresa quer alcançar com a pesquisa de acordo com a prioridade da empresa.

#01. Satisfação dos clientes

A maior parte do que é feito na empresa, deve ser pensado para o cliente visando atender suas expectativas.

Analisar as fraquezas e descobrir pontos de melhoria, otimizando procedimentos como por exemplo aprimorar o atendimento, pontos de contato com a marca, qualidade dos produtos, etc.

Uma forma de fazer essa pesquisa, é perguntando aqueles que já são seus clientes, solicitando um feedback deles! 

Elaborar questionário de Pesquisa de Satisfação, perpassando por vários pontos como atendimento, qualidade, experiência de compra é fundamental para entender o quão bem a empresa consegue atender as necessidades daquele cliente.

Vale dizer que a estruturação do questionário, a coleta e a análise a posteriori desses dados, deve ser assertiva, organizada e detalhada para garantir a eficiência do resultado da pesquisa.

#02. Hábitos de consumo

Falando sobre experiência do cliente, o quão bem sua empresa o conhece?

Suas preferências, marcas favoritas, quais canais e redes sociais que ele mais usa, qual seu formato favorito: vídeo, podcast, imagem ou textos como blog? Ele navega na internet mais pelo celular, tablet ou computador? Seu site é mobile-friendly?

Para atrair mais clientes e manter bem de perto os que já são, você precisa se aproximar e entender mais sobre eles!

Nessa perspectiva, as informações extraídas em uma Pesquisa de Mercado voltada para os hábitos de consumo dos clientes, corroboram na estruturação de estratégias de vendas e marketing ainda mais inteligentes.

#03. Imagem da marca

O foco da pesquisa voltada para imagem de marca. 

O trabalho de branding consiste em entender o reconhecimento da marca, a quão valorizada ela está no mercado de atuação e quais elementos que mais agregam valor aos clientes, como por exemplo uma identidade visual consolidada e chamativa.

Essa pesquisa colabora na mensuração de resultados apresentados com os esforços voltados para a gestão de marcas ou branding,

E ainda esclarece para os gestores da empresa, qual a visão externa que a marca transmite.

E por onde começar?

Portanto, a Pesquisa de Mercado é um estudo que deve ser feito minuciosamente para gerar informações de qualidade, que por sua vez gerem insights úteis para o gestor.

Para isso existem diversas empresas especializadas em consultoria empresarial, como a Campe Consultoria Jr. que oferecem esse estudo elaborado para o empreendedor aprender mais sobre seu negócio, tomar decisões mais eficientes e otimizar seu tempo, direcionando-o para focar na administração de sua empresa e claro, poder ter mais tempo livre para aproveitá-lo da melhor forma!

Se interessou?! Quer saber mais sobre Pesquisa de Mercado e suas ferramentas ou ainda outros serviços de consultoria para empresas? Chama a gente da Campe para conversar! 😊

E não deixe de conferir o nosso blog para outros conteúdos como este.

 

Campe Consultoria Jr BANNERS ROCK CONVERT 2Prancheta 3

Por Campe Admin




Solicite um diagnóstico agora mesmo!

Soluções completas em consultoria para você e sua empresa.
Confira nossas soluções

Solicitar diagnóstico gratuito

Solicitar diagnóstico