Pesquisa de mercado: o que é e como fazer?

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30/11/2021

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Em meio uma gestão de negócios, é recorrente que empreendedores baseiam suas tomadas de decisão em reações instintivas. No entanto, a boa formulação de planos de ação efetivos deve se pautar em uma análise de dados concretos e não em opiniões

Tal problemática é explicitada pelo renomado estatístico estadunidense, William Edwards Deming (1900-1993) em sua fala: “Sem dados, você é apenas mais uma pessoa com uma opinião.”

Portanto, compreende-se que o exercício de coletar, processar e tirar conclusões de dados extraídos de diferentes fontes é vital para o desenvolvimento de um planejamento estratégico efetivo para alavancar uma empresa. 

O objetivo da pesquisa de mercado é justamente servir como ferramenta de coleta, resultando em uma gestão de conhecimento consistente sobre o público e o mercado onde determinado negócio está inserido. 

Dessa forma, o empreendedor pode elaborar planos de ação assertivos, minimizar riscos e aproveitar oportunidades. 

Ficou curioso para saber mais sobre o processo? Acompanhe o texto e descubra tudo sobre o que é a pesquisa de mercado e como você pode elaborar uma para o seu empreendimento!

O que é pesquisa de mercado e qual sua importância?

A pesquisa de mercado é um instrumento de estudo que objetiva compreender a realidade do mercado em que uma determinada empresa está inserida e direcionar a tomada de decisões mais acertadas pelo gestor. 

Em suma, trata-se de uma coleta de dados e informações relevantes que sirvam para uma análise que identifique os pontos negativos e positivos de um empreendimento. Logo, as conclusões resultantes dessa análise é o que auxilia as estratégias mais seguras e efetivas. 

Independentemente do porte da sua empresa, os insumos gerados por uma pesquisa de mercado podem definir o sucesso ou o fracasso do seu negócio. Por isso, não subestime a importância do estudo. 

A pesquisa de mercado proporciona informações valiosas para a elaboração de um planejamento estratégico que possa destacar a sua empresa no mercado. Isto é, conhecimento de consumidores, contexto mercadológico e concorrência. 

Em um mercado cada vez mais competitivo, você precisa garantir que o seu produto/serviço se sobressaia em meio aos concorrentes crescer o seu empreendimento. 

Quais são as vantagens de realizar uma pesquisa de mercado?

Ainda não está convencido sobre a importância da pesquisa de mercado?

Então aqui vai uma lista das 4 principais vantagens de realizar uma pesquisa de mercado para o seu negócio.

Conhecimento do seu público.

A pesquisa fornece a caracterização quantitativa (potencial de mercado) e qualitativa (hábitos, preferências, idade, estilo de vida etc) dos seus clientes. 

Ao compreender qual é o perfil do público do seu negócio, você pode desenvolver serviços ou produtos que atendam melhor a demanda dos seus clientes, além de estabelecer uma comunicação mais bem direcionada e eficiente com eles. 

Entendimento das estratégias dos seus concorrentes.

Monitorar as estratégias utilizadas pelos seus concorrentes proporciona a compreensão de quais são os pontos fortes e fracos deles e de que maneira eles reagem às crises e oportunidades. 

Dessa forma você pode fazer um comparativo entre o planejamento estratégico do seu concorrente e o seu, considerando quais pontos do seu negócio podem ser aprimorados e elaborando o seu diferencial competitivo no mercado.

Dimensionamento do mercado.

Entender a realidade do segmento de mercado do seu negócio é de extrema importância para avaliar a performance dos seus produtos e serviços e identificar formas de aperfeiçoar diversos fatores importantes, entre eles:

  • Inteligência comercial;
  • Índice de satisfação da necessidades dos clientes;
  • E monitoramento de novas tendências lucrativas do mercado. 

Identificação prévia de oportunidades para a empresa.

Saber reconhecer e analisar oportunidades de crescimento para uma empresa é uma das características mais importantes em um bom empreendedor. No entanto, saber identificar essas oportunidades exige um certo tipo de preparação, a qual nem todos os empreendedores estão abertos.

Todavia, a pesquisa de mercado proporciona um panorama de quais tipos de possibilidades de investimento podem gerar retornos positivos e lucrativos para o um negócio e com otimização de riscos de prejuízo

 

Pesquisa de mercado primária e secundária: Qual é a diferença? 

Existem basicamente duas maneiras pelas quais os dados para a pesquisa de mercado podem ser adquiridos: a pesquisa primária e secundária.

Os 2 métodos de obtenção de informações se diferem dependendo do objetivo da coleta de dados. Confira abaixo a definição das duas formas de pesquisa.

  • Pesquisa primária: Refere-se aos dados obtidos diretamente pela própria empresa e com o objetivo de abordar o fenômeno do estudo. Os dados primários serão utilizados pela empresa ou analisados por um profissional contratado para a finalidade. 
  • Pesquisa secundária: Os dados secundários são aqueles que foram coletados por terceiros em algum outro processo de investigação, mas que serão reutilizados para o objetivo determinado pela pesquisa de mercado. Isto inclui artigos, pesquisas e guias disponibilizados por outras empresas ou profissionais especializados. 

Os 5 principais tipos de pesquisa de mercado para você aplicar no seu negócio.

Escolher o tipo ideal de pesquisa de mercado para aplicar no seu empreendimento pode ser um momento confuso. Mas calma! Em primeiro lugar você precisa definir qual é o objetivo da pesquisa. Isto é, compreender que tipo de informações você pretende coletar e como elas seriam relevantes para o seu negócio.

São inúmeros os tipos de pesquisa de mercado que podem ser realizadas, no entanto vamos destacar os 5 principais que podem ser úteis para a sua empresa

Pesquisa de satisfação do cliente.

A satisfação do cliente se baseia na consequência de um conjunto de ações e estratégias conjuntas para proporcionar ao consumidor a melhor experiência com o seu produto ou serviço. 

Saber se o seu cliente está satisfeito é uma informação muito importante para o sucesso da sua empresa, pois um bom relacionamento com a clientela promove fidelização e uma boa reputação da sua marca no mercado

Uma pesquisa de satisfação do cliente pode extrair:

  • Dados sobre qual é o perfil do seu cliente;
  • Quais são as dores do cliente ao longo de sua jornada;
  • Qual é a percepção do cliente em relação a sua empresa e como você pode melhorar a experiência do consumidor. 

Saiba mais sobre as vantagens de fidelizar clientes aqui.

Pesquisa de hábitos de consumo.

O objetivo desse tipo de pesquisa é compreender quais são os hábitos de consumo dos seus clientes, podendo prevenir o desperdícios de esforços e recursos financeiros de forma pouco efetiva.

As perguntas de uma pesquisa de hábitos de consumo buscam saber:

  • Como os clientes agem e o que os influenciam durante a decisão de compra;
  • De que maneira os clientes costumam comprar certos produtos;
  • Quanto dinheiro os consumidores estão dispostos a pagar por um determinado produto;
  • Quais meios eles utilizam para ter acesso a sua marca;
  • Qual é a frequência de compra.

A partir desses fatores é possível traçar estratégias mais assertivas de acordo com as necessidades do consumidor e de que maneira ele age durante a sua jornada de compra

Podemos dizer que as ações tomadas frente os resultados da pesquisa de hábitos de consumo influenciam diretamente nos resultados a serem obtidos pela pesquisa de satisfação do cliente vista anteriormente. Uma vez que desenvolver estratégias de atuação baseadas no perfil do consumidor torna a experiência dele mais satisfatória.

Pesquisa de imagem de marca.

A pesquisa de imagem de marca procura saber qual é a percepção do consumidor em relação a sua empresa, ou seja, de que maneira os seus clientes o veem no mercado.

Por meio dessa pesquisa você pode descobrir insights relevantes para orientar nas estratégias de marketing e posicionamento de marca da sua empresa no mercado

Além disso, investir em aprimoramento da imagem da sua marca pode contribuir para evidenciar ao consumidor qual é o seu diferencial em relação aos seus concorrentes.

Abaixo segue uma pequena lista de quais perguntas devem ser feitas em uma pesquisa de imagem de marca

  • Com que frequência você comprou produtos dessa marca?
  • Quais dessas marcas você gostaria de comprar na sua próxima compra?
  • Quais elementos fazem você gostar deste produto / serviço?
  • Qual é o diferencial deste produto/serviço em relação aos demais que existem no mercado?
  • Quanto você pagaria para comprar este produto?
  • De todas essas marcas, qual delas você já ouviu falar?
  • Qual nota você daria a essa marca de 0 a 10?

Pesquisa de teste de campanha.

A pesquisa de teste de campanha é um tipo de pesquisa de mercado voltada para a área de marketing, comunicação e publicidade. Ela tem como objetivo avaliar se uma determinada ação publicitária será bem aceita pelo público.

Dessa maneira, você pode avaliar se o seu planejamento será eficaz para alavancar as vendas e cativar o consumidor. Caso contrário, pode haver um desperdício de dinheiro e energia em uma campanha que não trará frutos satisfatórios. 

O que devo avaliar em uma pesquisa de teste de campanha? 

  • Avalie como a campanha impacta na imagem da sua marca;
  • Como o seu público reagiu a campanha e quais ações foram tomadas.

Pesquisa com colaboradores. 

Além do foco no cliente, é de extrema importância estar atento aos seus colaboradores internos, ou seja, os seus funcionários. Garantir um bom nível de satisfação da sua equipe impacta diretamente na qualidade dos serviços prestados pela sua empresa. 

A pesquisa de satisfação interna dos colaboradores procura saber se os seus funcionários estão felizes com o trabalho e se há algum fator que está atrapalhando o seu êxito dentro da empresa.

Esse tipo de pesquisa é fundamental para averiguar se o empreendimento está tendo uma boa gestão de pessoas e garantindo o bem-estar dos funcionários. 

Saiba mais sobre o que são as ferramentas de gestão de pessoas aqui.

Os dados coletados em uma pesquisa com colaboradores devem abranger aquilo que a equipe acha que pode ser melhorado na organização, desde salários, benefícios e lideranças.

A partir dos resultados obtidos, estratégias de melhoria do clima organizacional interno podem ser traçadas. 

Como elaborar a sua pesquisa de mercado em 6 passos simples. 

1° passo: Defina o objetivo da pesquisa

Antes de qualquer coisa, é necessário estabelecer qual é o objetivo da sua pesquisa de mercado, ou seja, qual é a finalidade do seu estudo.

Tendo um objetivo definido você pode planejar os métodos e as perguntas da sua pesquisa de maneira mais estratégica e bem direcionada para um determinado propósito.

Saiba mais sobre como definir metas e objetivos alcançáveis aqui.

2° passo: Estabeleça qual é o seu público-alvo.

Definir o público-alvo é uma das principais etapas durante o planejamento estratégico de qualquer objetivo em uma empresa, pois a comunicação eficiente só pode acontecer se você conhecer previamente com quem você está se comunicando.

Cada tipo de mercado possui diferentes tipos de público com necessidades e hábitos específicos. Portanto, identifique quem é o público-alvo do seu negócio e quem é o seu cliente ideal e a sua buyer persona. Dessa forma, você poderá elaborar questionamentos mais assertivos que vão gerar dados mais úteis para a sua análise. 

3° passo: Defina qual é o tamanho da amostra da pesquisa.

A amostra de uma pesquisa se refere a parcela quantitativa de pessoas que vão responder a sua pesquisa. Essa amostra é basicamente um recorte das pessoas que correspondem aos critérios de relevância para o objetivo do estudo.

Por exemplo, se a faixa etária do público-alvo do seu negócio for de 25 a 35 anos, não fará sentido considerar as respostas de pessoas acima de 50 anos.

O processo de definição do tamanho de amostragem estabelece quais critérios serão relevantes para que a sua pesquisa de mercado seja realmente útil e eficaz.

4° passo: Elabore o questionário.

Após definir qual é o objetivo da sua pesquisa e conhecer o seu público-alvo, chegou a parte de elaborar as perguntas que vão compor o questionário da pesquisa de mercado.

As perguntas do seu questionário devem procurar responder o problema identificado ao longo do processo de definição de objetivos. 

Abaixo segue uma lista com sugestões de tipos de perguntas que você pode incluir no questionário da sua pesquisa de mercado:

  • Resposta única: Pergunta simples que pode ser respondida com sim ou não e perguntas de caracterização (localização, gênero, idade).
  • Resposta múltipla: Tipo de pergunta em que o respondente pode escolher mais de uma opção.
  • Pergunta aberta: O respondente pode escrever um texto como resposta.
  • Pergunta de data/numéricas: Tipo de pergunta que requer respostas em digitação de numerais.
  • Pergunta de Escala: As opções de resposta se baseiam numa escala de níveis (ex: escala de 0 a 10).

5° passo: Aplique o questionário.

Agora que o seu questionário de pesquisa de mercado está pronto, finalmente chegou o momento de aplicá-lo. Para isso, você deve decidir qual método será utilizado para a coleta de dados

Existem diferentes meios de aplicação, entre eles:

  • Enquetes on-line;
  • Entrevista (presencial ou telefônica);
  • Observação ou avaliação.

Você é quem decide! A questão é que o método de aplicação deve coincidir com o que é mais conveniente para o público-alvo da pesquisa e para a empresa

6° passo: Recolha os resultados e analise-os.

A coleta de dados pode ser um processo curto, ou longo. Tudo depende do método de aplicação escolhido e do tamanho da amostra.

Uma vez que todos os resultados da pesquisa de mercado foram recolhidos, chegou a hora de analisá-los com profundidade e utilizar as conclusões para traçar as melhores estratégias para expandir o seu negócio e destacá-lo no mercado. 

Em caso de dúvidas, é aconselhável que você procure a orientação de um profissional em gestão empresarial para desenvolver o melhor planejamento estratégico para a realidade da sua empresa e considerando aquilo que você pode alcançar com base nos resultados da pesquisa de mercado. 

Bônus: 3 plataformas que podem auxiliar na coleta de informações para a pesquisa de mercado

Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedorismo (Sebrae) é uma ótima opção para obter dados confiáveis por meio de pesquisas e conteúdos acerca de vários mercados. 

SEMrush

O SEMRush é uma ferramenta que permite que você analise e monitore os seus concorrentes por meio de recursos comparativos completos.

Typeform

O Typeform é uma plataforma de formulários on-line que auxilia o usuário a desenvolver questionários com uma interação mais pessoal e personalizada com o respondente.

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Por Campe Admin




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