Planejamento Estratégico: como Campe pode te atualizar a planejar o seu negócio

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Pessoa elaborando um planejamento estratégico para o negócio

28/10/2021

O planejamento estratégico tem o intuito de maximizar a eficiência das empresas de todos os possíveis nichos de atuação e, para isso ser realizado, conta com métodos rápidos e eficazes, que englobam as principais diretrizes da empresa, como missão, visão e metas e, para que isso seja construído, há a elaboração dos famosos planos de ação, através de um acompanhamento minucioso dos projetos.  

E como a Campe vai te ajudar nisso? 

Através de um planejamento estratégico eficiente e direcionado, a Campe irá auxiliar a sua empresa a antever problemas. Mas o que isso quer dizer? Em todos os aspectos e em todas as áreas a prevenção é mais barata que o conserto. 

Tendo isso em mente, a Campe trabalha criando metas de longo prazo, que muitas das vezes, por conta do cotidiano apressado e corrido, são negligenciadas e deixadas de lado, dando lugar a planos que apenas “tapam o buraco” ou “resolvem o problema” momentaneamente.  

Atitudes que são muito comuns, tanto na vida pessoal quanto no início de uma carreira. 

Porém, como todos sabem, mas pouquíssimos fazem, o que consegue levar alguém, ou algo, ao cumprimento dos objetivos é um planejamento forte e focado em seus valores, metas e objetivos.

Para a construção de um negócio que consiga não só se manter, mas ter um crescimento uniforme e constante, não com altos e baixos, é o pensamento de criar planos de longo prazo e do estabelecimento de metas plausíveis. 

Basicamente, as estratégias e metas são levantadas através de uma reunião com a equipe, nessa reunião ocorrerá o Brainstorm e, finalmente, desse Brainstorm, virão as ideias e as metas a serem seguidas. 

Já a parte do plano, diz respeito a uma análise prévia do que se pretende conquistar, ou seja, é o que se está disposto a fazer em prol de conquistar o tão esperado objetivo.

Então, a junção de um plano mais uma estratégia para o desenvolvimento desse plano, deu origem ao conceito de planejamento estratégico. 

 7 características fundamentais na execução desses ideais.

#1. Esforço constante da equipe.

Nessa etapa, nota-se como é importante a união do grupo para a conquista de um propósito em comum. 

Não dá para fazer tudo certo hoje, seguir o planejamento à risca e, no dia seguinte, botar tudo a perder.

Nesse sentido, a responsabilidade do sucesso da estratégia envolve todos da equipe, desde o menor cargo hierárquico até os mais influentes líderes.

Em resumo, dentro dessa etapa deve estar contida as seguintes características: 

  • Divisão justa de tarefas
  • Engajamento coletivo 
  • Colaboração mútua
  • Responsabilidade compartilhada
  • Vulnerabilidade para mudanças/ Feedback

#02. Leitura compartilhada da empresa e do ambiente

Como o próprio nome sugere, essa atividade coloca todos da empresa para enxergarem a partir de um mesmo plano. 

Para que assim, consigam ter perspectivas e leituras diferentes, encontrando soluções criativas e tomando decisões mais assertivas.

Em uma organização, toda opinião importa e acrescenta, e é possível encontrar pontos de convergência até mesmo nas ideias mais discrepantes.

#03. Pressupor uma vantagem competitiva

Hoje, o que difere uma marca é o seu diferencial e é exatamente sobre isso que essa etapa fala.

Um planejamento estratégico ajuda o dono da empresa a enxergar, com mais clareza e facilidade, o que o seu público deseja receber e o que ele tem a oferecer.

O objetivo final dessa atividade é fazer com que o público enxergue e admire esse diferencial e, quando isso acontece, ele e outros não vão mais querer saber de outras opções.

#04. Traduzir os planos e ações

Quantas vezes as pessoas já tiveram ideias que poderiam vir a ser revolucionárias, mas que nunca saíram do papel? 

Através de um planejamento estratégico, e dos planos de ação que fazem parte dele, é possível se esmiuçar esse plano até que fique possível tomar atitudes para ir construindo-o. 

Às vezes, quando se tem uma visão macro da situação não se consegue enxergar os pequenos passos que tem que se dar e a pessoa só consegue ver o começo e o fim da ação, mas, com uma visão micro, consegue-se enxergar os pequenos passos necessários para a conclusão do ideal.

#05. Integração de todas as posições da empresa

O futuro de uma organização é dever e tarefa de todos, portanto, nada mais justo que todos sejam integrados nesse planejamento. 

O planejamento estratégico vem direcionado a fazer com que todos os esforços individuais da empresa formem, juntos, um esforço coletivo único e direcionado a um fim. 

Afinal, não tem jeito de ser modelo naquilo que faz se toda a equipe não estiver sintonizada e em harmonia. 

#06. Esclarecimento sobre o futuro do negócio

Esse esclarecimento é fundamental e serve como um guia para as ações futuras, por isso, está intimamente ligada ao planejamento estratégico.

Alguns pontos de esclarecimento importantes são: 

  • Perspectiva das oportunidades que sua empresa deseja aproveitar no futuro
  • Direcionamento sobre onde se quer chegar
  • O ponto inicial do planejamento estratégico.

#07. Monitoramento constante do percurso

Não faz sentido planejar todas as etapas minuciosamente se não for acompanhar o andamento da trajetória. 

Sem esse monitoramento fica impossível saber se as estratégias estão funcionando mesmo, se elas precisam de ajustes e se estão fazendo realmente sentido para aquela realidade. 

Para ocorrer um bom monitoramento é necessário seguir quatro passos.

  • Acompanhar: Fique por dentro de tudo o que está acontecendo, dentro e fora da empresa, para certificar-se de que as mudanças organizacionais estão no caminho certo e seguindo o planejamento.
  • Medir: Utilize indicadores estratégicos para facilitar o controle e o monitoramento das metas.
  • Ajustar: Imprevistos acontecem e, para isso ser superado da melhor forma, seja vulnerável e aceite mudanças, isso promoverá grandes conquistas a longo prazo.
  • Compartilhar: Alinhamento é tudo. Por isso, deixe sempre sua equipe a par da situação. O sucesso é um esforço de todos.

E para finalizar…

Por fim, é importante alinhar os objetivos de todas essas características, estratégias, e métricas que devem ser atentados ao longo da execução do planejamento estratégico.

O objetivo dessa tarefa nada mais é do que orientar e guiar os negócios, produtos e serviços de uma empresa de uma maneira que a faça lucrar e ter um crescimento constante e satisfatório.

Nesse contexto, para isso ser possível, a atenção frequente ao seguimento de todos os passos citados acima se fazem essenciais.

O planejamento estratégico salva empresas e as ajuda a se desenvolverem cada vez mais e a Campe pode ser a sua parceira nesse negócio

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Por Campe Admin




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