28/10/2021
O planejamento estratégico tem o intuito de maximizar a eficiência das empresas de todos os possíveis nichos de atuação e, para isso ser realizado, conta com métodos rápidos e eficazes, que englobam as principais diretrizes da empresa, como missão, visão e metas e, para que isso seja construído, há a elaboração dos famosos planos de ação, através de um acompanhamento minucioso dos projetos.
Através de um planejamento estratégico eficiente e direcionado, a Campe irá auxiliar a sua empresa a antever problemas. Mas o que isso quer dizer? Em todos os aspectos e em todas as áreas a prevenção é mais barata que o conserto.
Tendo isso em mente, a Campe trabalha criando metas de longo prazo, que muitas das vezes, por conta do cotidiano apressado e corrido, são negligenciadas e deixadas de lado, dando lugar a planos que apenas “tapam o buraco” ou “resolvem o problema” momentaneamente.
Atitudes que são muito comuns, tanto na vida pessoal quanto no início de uma carreira.
Porém, como todos sabem, mas pouquíssimos fazem, o que consegue levar alguém, ou algo, ao cumprimento dos objetivos é um planejamento forte e focado em seus valores, metas e objetivos.
Para a construção de um negócio que consiga não só se manter, mas ter um crescimento uniforme e constante, não com altos e baixos, é o pensamento de criar planos de longo prazo e do estabelecimento de metas plausíveis.
Basicamente, as estratégias e metas são levantadas através de uma reunião com a equipe, nessa reunião ocorrerá o Brainstorm e, finalmente, desse Brainstorm, virão as ideias e as metas a serem seguidas.
Já a parte do plano, diz respeito a uma análise prévia do que se pretende conquistar, ou seja, é o que se está disposto a fazer em prol de conquistar o tão esperado objetivo.
Então, a junção de um plano mais uma estratégia para o desenvolvimento desse plano, deu origem ao conceito de planejamento estratégico.
Nessa etapa, nota-se como é importante a união do grupo para a conquista de um propósito em comum.
Não dá para fazer tudo certo hoje, seguir o planejamento à risca e, no dia seguinte, botar tudo a perder.
Nesse sentido, a responsabilidade do sucesso da estratégia envolve todos da equipe, desde o menor cargo hierárquico até os mais influentes líderes.
Em resumo, dentro dessa etapa deve estar contida as seguintes características:
Como o próprio nome sugere, essa atividade coloca todos da empresa para enxergarem a partir de um mesmo plano.
Para que assim, consigam ter perspectivas e leituras diferentes, encontrando soluções criativas e tomando decisões mais assertivas.
Em uma organização, toda opinião importa e acrescenta, e é possível encontrar pontos de convergência até mesmo nas ideias mais discrepantes.
Hoje, o que difere uma marca é o seu diferencial e é exatamente sobre isso que essa etapa fala.
Um planejamento estratégico ajuda o dono da empresa a enxergar, com mais clareza e facilidade, o que o seu público deseja receber e o que ele tem a oferecer.
O objetivo final dessa atividade é fazer com que o público enxergue e admire esse diferencial e, quando isso acontece, ele e outros não vão mais querer saber de outras opções.
Quantas vezes as pessoas já tiveram ideias que poderiam vir a ser revolucionárias, mas que nunca saíram do papel?
Através de um planejamento estratégico, e dos planos de ação que fazem parte dele, é possível se esmiuçar esse plano até que fique possível tomar atitudes para ir construindo-o.
Às vezes, quando se tem uma visão macro da situação não se consegue enxergar os pequenos passos que tem que se dar e a pessoa só consegue ver o começo e o fim da ação, mas, com uma visão micro, consegue-se enxergar os pequenos passos necessários para a conclusão do ideal.
O futuro de uma organização é dever e tarefa de todos, portanto, nada mais justo que todos sejam integrados nesse planejamento.
O planejamento estratégico vem direcionado a fazer com que todos os esforços individuais da empresa formem, juntos, um esforço coletivo único e direcionado a um fim.
Afinal, não tem jeito de ser modelo naquilo que faz se toda a equipe não estiver sintonizada e em harmonia.
Esse esclarecimento é fundamental e serve como um guia para as ações futuras, por isso, está intimamente ligada ao planejamento estratégico.
Alguns pontos de esclarecimento importantes são:
Não faz sentido planejar todas as etapas minuciosamente se não for acompanhar o andamento da trajetória.
Sem esse monitoramento fica impossível saber se as estratégias estão funcionando mesmo, se elas precisam de ajustes e se estão fazendo realmente sentido para aquela realidade.
Para ocorrer um bom monitoramento é necessário seguir quatro passos.
Por fim, é importante alinhar os objetivos de todas essas características, estratégias, e métricas que devem ser atentados ao longo da execução do planejamento estratégico.
O objetivo dessa tarefa nada mais é do que orientar e guiar os negócios, produtos e serviços de uma empresa de uma maneira que a faça lucrar e ter um crescimento constante e satisfatório.
Nesse contexto, para isso ser possível, a atenção frequente ao seguimento de todos os passos citados acima se fazem essenciais.
O planejamento estratégico salva empresas e as ajuda a se desenvolverem cada vez mais e a Campe pode ser a sua parceira nesse negócio.
Se gostou do conteúdo, confira outros no nosso blog.
Soluções completas em consultoria para você e sua empresa.
Confira nossas soluções