Últimas do blog

Você está em Home Blog


30/06/2019

PLANO DE NEGÓCIOS – Comece com o pé direito

Em um mercado cada vez mais complexo e saturado, um plano de negócios é indispensável para a sua empresa. O principal foco dele é analisar a viabilidade da abertura de uma organização, sendo que sua importância está diretamente relacionada com a diminuição de riscos e incertezas que são inerentes ao começo de qualquer negócio. Além disso, para dar início a uma empresa em qualquer segmento, o conhecimento desse procedimento se torna fundamental. Esse processo engloba a avaliação da documentação e regulamentação do setor de atuação da organização, sendo essa uma análise jurídica-contábil.

Cada setor possui seus fatores críticos de sucesso, que muitas vezes não são de fácil identificação numa avaliação prévia. Nesse sentido, o planejamento é fundamental para a abertura de qualquer negócio, pois através dele que se criam estratégias e, a partir dessas, são elaborados planos de ações, que visam auxiliar nas tomadas de decisões. Podemos então definir quais são os principais objetivos de um Plano de Negócios:

  • Aprimorar as ideias sobre o negócio, a partir de uma nova visão de mercado, definindo assim o tipo organização de maneira clara, objetiva e de fácil atendimento;
  • Diminuir os riscos de abertura, visto que se enxerga quais são as oportunidades do novo empreendimento;
  • Reconhecer os pontos positivos e negativos inerentes à abertura do negócio, impedindo o fracasso;
  • Ter um contato com possíveis fornecedores e possíveis clientes, facilitando a negociação;
  • Avaliar a documentação e regulamentação necessária para a abertura do negócio;
  • Conhecer seu público alvo e identificar as necessidades e desejos destes, utilizando ferramentas de pesquisas eficientes para extrair essas informações;
  • A partir da definição do mercado alvo, projetar a demanda, que é crucial para o planejamento interno da empresa;
  • Estudar a viabilidade ou inviabilidade econômica do empreendimento;
  • Facilidade em conseguir menores taxas de financiamentos em bancos;
  • Calcular indicadores financeiros que auxiliarão a visualizar a taxa de retorno do investimento a longo prazo

Essa fermenta visualiza as principais variáveis envolvidas na abertura de um empreendimento, e são apresentadas de forma organizada. Portanto, pode-se concluir que o Plano de Negócios é uma ótima ferramenta para ajudar na abertura de um empreendimento, visto que auxilia no planejamento a longo prazo.

Esse projeto se encontra no portfólio da Campe e, caso tenha interesse, agende uma reunião conosco, será um prazer ajuda-lo!

Por Campe Consultoria




Solicite um diagnóstico agora mesmo!

Soluções completas em consultoria para você e sua empresa.
Confira nossas soluções

Solicitar diagnóstico gratuito

Solicitar diagnóstico