Últimas do blog

Você está em Home Blog


30/06/2019

PRECIFICAÇÃO: QUANTO DEVO COBRAR?

Um dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores nos dias atuais é o de descobrir a melhor forma para se realizar a precificação de seus produtos e/ou serviços.

Grande parte dos empresários não possuem internalizado a necessidade de revisão constante do processo de precificação, principalmente devido as diferentes maneiras em que este processo pode ser realizado. Ele pode ser baseado, por exemplo, no custo do produto, no valor do mesmo ou até mesmo no preço-teto, por exemplo.

 

MARKUP

A precificação baseada no Markup é o método mais utilizado pelos empresários, além de ser o mais simples.

  Nele, leva-se em consideração quais os custos de produção dos produtos oferecidos pela empresa. Em seguida, é estabelecido uma margem de lucro desejada, a qual é adicionada ao seu custo. Assim, é dado o preço que será ofertado o produto no mercado.

 

PRECIFICAÇÃO BASEADA EM VALOR

Nesse método, leva-se em consideração o tanto que o produto oferecido tem de importância, valor e impacto na vida de seus clientes. O preço-teto identifica o preço máximo que o mercado está disposto a pagar pelo produto e, a partir disso, faz-se os ajustes necessários a fim de garantir menores custos e maiores produtividade e lucro.

A Campe Consultoria Jr. tem como intuito através desse post, promover um maior conhecimento sobre o assunto, disponibilizando cinco passos que podem ser considerados essenciais para que uma empresa de grande, médio ou pequeno porte realize a precificação da melhor maneira.

 

DICAS PARA PRECIFICAÇÃO

Conheça seus custos e despesas

É necessário que os empresários tenham um conhecimento sobre os custos e despesas de seu empreendimento, levando em conta todos os componentes necessários para a produção, desde a matéria-prima necessária até os impostos. Ao levar tudo isso em consideração, a probabilidade de retorno financeiro esperado com o seu produto passa a ser muito maior.

 

Conheça seus concorrentes

É parte fundamental do processo de precificação contrapor os preços dos produtos ou serviços oferecidos aos da concorrência. Isso faz com que os concorrentes tenham que seguir seu preço, de acordo com a dinâmica de mercado.

 

 Conheça seu consumidor

Uma das maiores estratégias que uma empresa pode adotar é a de conhecer ao máximo seu cliente. Com isso, ela conseguirá atingir da melhor maneira possível seu público-alvo, através de informações como hábitos de consumo, poder aquisitivo e suas necessidades reais.

É válido destacar que essas informações podem ser captadas por uma Pesquisa de Mercado ou uma análise do cenário econômico por exemplo, projetos esses oferecidos atualmente pela Campe Consultoria.

 

Utilize a precificação como ferramenta de gestão

  A precificação, quando bem feita, pode ser utilizada como uma ferramenta de gestão para as empresas, uma vez que, a partir dela, podem ser definidos os resultados, investimentos e até mesmo os caminhos que a empresa pode vir a trilhar.

 

 Valorize o seu produto

Por mais que os empresários busquem maneiras de seus produtos competirem com o valor de mercado, eles acabam optando, muitas vezes, por insumos mais baratos, e cortes em gastos relevantes.

Tente sempre prezar pela qualidade do produto o qual você está oferendo. Dessa forma, você agregará valor a este, e garantirá, juntamente com todas as dicas citadas à cima, um espaço no mercado.

 

Interessado em como aplicar essas ideias e projetá-las em seu negócio? Agende um diagnóstico com um de nossos gerentes e saiba como a Campe pode lhe ajudar diretamente com essas questões.

Por Campe Consultoria




Solicite um diagnóstico agora mesmo!

Soluções completas em consultoria para você e sua empresa.
Confira nossas soluções

Solicitar diagnóstico gratuito

Solicitar diagnóstico