Últimas do blog

Você está em Home Blog


30/06/2019

COMO EVITAR A FALÊNCIA DO SEU NEGÓCIO

Para evitar a falência da sua empresa, é necessário antes de tudo conhecer o mercado brasileiro. Segundo a pesquisa de sobrevivência das empresas, realizada pelo SEBRAE, 33% das empresas com até 2 anos de vida não resistiram e encerraram suas atividades em 2014, tal fato ainda se faz presente no cotidiano das empresas. Entre as principais causas para o fechamento, estão itens como a ausência de prazo para pagamento de fornecedores, falta de empréstimos em banco, não acompanhamento de despesas, e ausência de conhecimentos sobre gestão de negócios. Além disso, a falta de capital é tida, juntamente com a falta de clientes, como a maior dificuldade enfrentada pelos empreendedores no primeiro ano de negócio.

Estão ainda, entre as soluções apresentadas pelos empresários como possíveis utilidades para evitar o fechamento, ações como o crédito mais facilitado, o maior planejamento do negócio, e uma gestão financeira mais eficaz.

Assim, concluímos que realizar um acompanhamento cuidadoso do fluxo financeiro é de suma importância para a saúde de um empreendimento. Como se preparar?

Acompanhamento dos dados da empresa:

A avaliação periódica dos dados da empresa permite que haja avaliação mais profunda da estrutura financeira da organização.  É possível calcular indicadores de composição dos gastos e receitas, além de tendências de crescimento ou decrescimento destes.

Presença de plano de contas:

É um guia que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis. Nele deverá ser discriminada cada uma das contas da realidade da empresa e, para isso, deverão ser formulados grupos e subgrupos aos quais essas contas devem pertencer. Novamente, é uma ferramenta de auxílio na análise da composição dos gastos do empreendimento.

Análise de estoque:

Deve-se estudar a política de estoque, buscando alcançar o melhor nível de estoque a ser trabalhado dentro da empresa. Serão considerados fatores como o prazo de pagamento das compras e o prazo de recebimento das vendas. Ajuda a evitar situações como a de custo desnecessário de armazenamento de mercadorias.

 

Cálculo de capital de giro:

O capital de giro para as empresas funciona como uma reserva para pagamentos dos passivos de curto prazo. É uma das decisões gerenciais mais importantes, visto que, boa parte dos empreendimentos que vão à falência sofreram problema semelhante. Dessa forma, é necessário calcular a Necessidade de Capital de Giro, para evitar problemas de caixa e inadimplência no negócio.

Deseja evitar a falência da sua empresa, potencializando os seus resultados? A Campe Consultoria Jr. é a solução perfeita para você!

Agende uma conversa com a nossa equipe de atendimento clicando aqui 🙂

 

Por Campe Consultoria




Solicite um diagnóstico agora mesmo!

Soluções completas em consultoria para você e sua empresa.
Confira nossas soluções

Solicitar diagnóstico gratuito

Solicitar diagnóstico