30/06/2019
Até pouco tempo atrás, não havia muita diferença entre o marketing digital e o marketing tradicional, pois ambos consistiam em promover uma marca. Com o aumento dos usuários da Internet, o marketing digital tomou forma e deslanchou, se tornando, para alguns, a promessa do futuro.
Assim como a Internet mudou a forma como as pessoas se comunicam entre si, o Marketing Digital revolucionou a forma como as empresas se comunicam com seus consumidores.
Ele consiste em um conjunto de esforços ou atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair mais consumidores e novos negócios. Dessa forma, cria um relacionamento mais próximo com seus clientes e constrói uma identidade de sua marca. Dentre suas principais estratégias estão o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
O grande desafio do marketing digital é de entregar a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa. Para isso, é necessário investir em profissionais qualificados e ferramentas adequadas a fim criar conteúdos relevantes. Através disso, é possível aumentar a visibilidade de sua marca e, consequentemente, suas vendas.
As vantagens do marketing digital são tantas que, em 2018, o investimento online cresceu mais de 25%. Isso porque este traz alguns benefícios, como:
No marketing tradicional a comunicação entre consumidor e empresa não é tão acessível quanto no marketing digital.
A agilidade e praticidade na comunicação exigem que as empresas possuam canais de comunicação eficientes, facilitando o contato com o cliente e a resolução de eventuais problemas.
Campanhas que utilizam canais de comunicação como outdoors, flyers, revistas ou jornais acabam sendo prejudicadas pela limitação geográfica. Já na internet, não existem fronteiras. O que você divulgar no mundo virtual estará disponível para o mundo inteiro ver, compartilhar e ENGAJAR.
A segmentação é uma das principais vantagens do marketing digital, pois é possível coletar informações e dados sobre as pessoas que navegam pela Internet. Dessa maneira, as empresas evitam que campanhas sejam desenvolvidas com base em suposições, diminuindo o número de campanhas sem sucesso e economizando tempo e dinheiro.
O mercado digital é muito mais agressivo e competitivo. Uma vantagem da Internet é que as pequenas e médias empresas conseguem brigar por atenção com as grandes marcas do mercado. Para isso, é necessário investir na construção de uma boa reputação, atendimentos qualificados e em ações de marketing.
Investir em marketing digital não significa parar de investir no marketing tradicional. Um pode ser aliado do outro. A experiência tem mostrado que quando o marketing tradicional ganha o reforço do digital, as vendas chegam a ter um aumento de 60% em um ano.
Porém, a grande diferença é que o marketing digital traz um retorno consideravelmente grande visto o investimento relativamente baixo necessário.
Métricas são sistemas de mensuração que permitem medir e avaliar o desempenho de qualquer ação de marketing na Internet. É possível identificar qual campanha está gerando mais resultados, quais posts receberam mais visitas, quanto tempo o consumidor fica no seu site antes de comprar, entre outros diversos relatórios que as ferramentas analíticas proporcionam.
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