Tudo sobre Visão estratégica e porque ela é o diferencial dos empreendedores

Você está em Home Blog
Mulheres tendo uma visão estratégica do negócio

21/10/2021

A visão estratégica é um método utilizado para realizar o planejamento do seu negócio e definir metas para alcançar os objetivos estratégicos definidos, ou seja, busca mostrar o caminho ao qual a empresa deve seguir e as ações necessárias para atingir esses objetivos.

O planejamento é a forma que a empresa vai atuar para atingir sua visão de futuro, cumprindo sua visão. Nesse sentido, de acordo com dados do Sebrae, 60% das empresas fecham em até 5 anos de atividade. Em 55% destes casos, o empreendedor não tinha um planejamento estratégico. 

Assim, nota-se a importância da visão estratégica para o sucesso do seu negócio, visto que com um objetivo claro e bem definido todos os colaboradores sabem as ações que devem ser tomadas para garantir que o futuro ideal seja atingido.

Como você imagina sua empresa daqui a 5 anos?

Pense na forma que você enxerga seu negócio no futuro e construa um ideal para ele, a partir disso analise as ferramentas necessárias que auxiliem nessa conquista. 

Dessa forma, é importante a definição de cenários ideais para tangibilizar ações no presente que viabilizem a visão desejada, como por exemplo a estruturação de processos e a inovação do negócio, que permite a otimização dos resultados, a qualidade do serviço e mostra o diferencial da sua empresa em frente à concorrência.

Assim, para desenvolver a visão estratégica dentro da sua empresa é necessário estudar e pesquisar sobre o assunto, conversar com profissionais que entendam sobre e buscar entender a realidade do mercado, a fim de analisar as principais vantagens competitivas do seu negócio e traçar estratégias eficientes para atingir o futuro desejado. 

Para isso, procure entender mais sobre administração, liderança, estratégia e propósito, e escolha um desses livros para começar sua jornada em busca do sucesso!

  • A arte da Guerra – Sun Tzu
  • A transição para o oceano azul – W. Chan Kim e Renée Mauborgne
  • Comece pelo porquê – Simon Sinek
  • A estratégia do oceano azul –  W. Chan Kim
  • Feitas para durar – Jim Collins

 

Como colocar em prática a visão estratégica no seu negócio?

Agora que já vimos a importância da visão estratégica para alcançar seus objetivos, vamos aprender como colocar esse método na prática dentro da sua empresa:

 

#01. Análise SWOT

Uma das ferramentas mais conhecidas e essenciais para o planejamento estratégico de uma empresa, a Matriz Swot ou Matriz Fofa é uma ferramenta gerencial utilizada por empresas para a compreensão do ambiente em que está inserida sob a perspectiva de suas forças e fraquezas, visando a identificação de potenciais melhorias, bem como a otimização dos seus resultados.

A matriz é composta por quatro quadrantes: Forças; Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

As forças são as vantagens internas da empresa em relação à concorrência e que não dependem de fatores externos. 

Nesse mesmo sentido, as oportunidades são forças externas que impactam positivamente o negócio, podendo potencializar as vantagens competitivas da empresa, mas que não são controladas por ela. 

Por outro lado, as fraquezas representam as desvantagens internas da empresa em relação à concorrência e podem prejudicar o seu negócio. 

Por fim, as Ameaças compreendem um conjunto de aspectos de caráter negativo e podem comprometer a vantagem competitiva da empresa, reduzindo o seu desempenho.

Ao realizar a construção da Matriz Swot, os empreendedores terão uma perspectiva mais clara em relação aos ambientes interno e externo da empresa. Assim, será possível potencializar os pontos fortes e implementar ações corretivas relativas às suas fraquezas. 

Para além disso, a organização conseguirá antever as oportunidades presentes no ambiente e aproveitá-las, bem como minimizar os riscos referentes às ameaças encontradas.

Campe Consultoria Jr 03 Matriz Swot V2 1
Análise SWOT – Acesso.

#02. Planejamento estratégico (Missão, visão e valores)

A definição das diretrizes permite o planejamento do seu negócio de forma clara, além de direcionar as ações que devem ser tomadas durante a trajetória para atingir seus objetivos.

De acordo com Peter Drucker, considerado como o “pai” da administração moderna, o que realmente define uma empresa é sua missão, sua razão de existir, e não apenas seu nome ou o produto que oferece. 

Assim, na missão é definido o propósito da empresa existir e a razão de ser, podendo ser alterada conforme o desenvolvimento do empreendimento. 

Já a visão pode ser entendida como o destino em que se quer chegar. Podemos dizer que é um sonho com data para acontecer. O que você gostaria que acontecesse com a sua empresa nos próximos 05 ou 10 anos? É o caminho que irá nortear as ações estratégicas da empresa no período indicado, é a indicação do caminho desejado para ser percorrido.

E por último, os valores que são convicções claras e fundamentais defendidas pela organização e adotadas como guia para a gestão do seu negócio (crenças, posturas éticas: certo e errado, bom e ruim, importante e não importante). Os valores representam tudo o que é inegociável na sua empresa.

 

#03. As 5 Forças de Porter

Essa ferramenta permite que você conheça seus concorrentes e entenda em quais pontos o seu negócio se destaca, analisando o mercado competitivo e determinando o melhor posicionamento para a sua empresa diante do cenário. 

Além disso, auxilia o entendimento sobre produtos e serviços substitutos, a rivalidade entre os concorrentes, o poder de barganha dos clientes e fornecedores e como evitar a entrada de novos concorrentes no mercado.

Alguns dos principais benefícios dessa ferramenta são:

  • Proporcionar uma boa análise do ambiente;
  • Visão mais ampla da realidade;
  • Auxilia no desenvolvimento de boas estratégias para a empresa.

 

#04. Definição de OKR’s 

Pode-se afirmar que a metodologia de OKR’s é uma das melhores formas de controle de resultados, quando aplicada de forma correta. 

Além de exercer a possibilidade de detalhar mais claramente os objetivos, gerando a sensação de evolução e desenvolvimento rápido, o alinhamento das metas individuais dos colaboradores aos resultados finais da empresa, confirma a esses indivíduos o quanto suas ações têm impacto direto na conclusão do empreendimento, seja essa através de efeitos no faturamento, motivação dos funcionários, níveis de satisfação dos clientes, entre outros pilares essenciais.

“ Se você não sabe para aonde vai, todos os caminhos te levam para lugar nenhum” Henry Kissinger.  Essa frase nos remete a ideia da necessidade de ter um objetivo claro e definido relacionados à missão principal, e os resultados chaves (Key Results) auxiliam a tornar isso real e reforçam como será possível medir o alcance de um objetivo.

Agora que você já sabe como uma visão estratégica bem definida auxilia no sucesso do seu negócio, que tal dar uma olhada em como a Campe Consultoria auxilia empresas no direcionamento da melhor estratégia? 

Se gostou do conteúdo, confira outros no nosso blog.

Campe Consultoria Jr BANNERS ROCK CONVERT 2Prancheta 1
Campe Consultoria Jr BANNERS ROCK CONVERT 2Prancheta 3

Por Campe Admin




Solicite um diagnóstico agora mesmo!

Soluções completas em consultoria para você e sua empresa.
Confira nossas soluções

Solicitar diagnóstico gratuito

Solicitar diagnóstico