Últimas do blog

Você está em Home Blog


30/06/2019

VOCÊ SABE O QUE É DESIGN THINKING E COMO ELE VAI MUDAR OS NEGÓCIOS?

O Design Thinking é uma abordagem que busca solucionar problemas de forma coletiva e colaborativa ou elaborar um projeto, em uma perspectiva de empatia máxima com os interessados na solução. Para isso as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do projeto – não somente o consumidor final, mas todos os envolvidos na ideia (trabalhos em equipes multidisciplinares são comuns para a divergência e convergência de ideias).

O processo consiste em mapear e misturar a experiência cultural, a visão e os processos da vida dos indivíduos, com o objetivo de chegar em uma visão mais ampla para solucionar problemas. Dessa forma, é possível observar as dificuldades que causam o problema e traçar caminhos para superá-lo.

A metodologia é dividida em 4 etapas:

 

1 – Imersão: Dividida em duas partes, preliminar e em profundidade, é quando se busca a maior quantidade possível de perspectivas e informações sobre o projeto em questão. A imersão preliminar é quando o problema é entendido a partir dessas informações e dos pontos de vista dos participantes. Já na imersão em profundidade é feita uma pesquisa com pessoas que não estão participando do design.  Podem ser usadas ferramentas como pesquisa de mercado e matriz SWOT. A partir desses dados são anotados insights e reflexões geradas na imersão para que possam ser analisados na próxima fase.

 

2- Análise e síntese: Os dados coletados na fase anterior devem ser analisados de forma a criar padrões que tornem o problema visível para os usuários. Nessa etapa podem ser usadas várias ferramentas para traçar o perfil do beneficiário do projeto também.

 

3 – Ideação: Nesta etapa busca-se gerar ideias inovadoras para o tema em questão, através de atividades lúdicas que incentivem a criação e a pensar fora da caixa. Para tal, também se utiliza as analises feitas nas fases anteriores. Além dos participantes, interdisciplinares, são colocadas outras pessoas e profissionais da área, de forma a obter mais percepções para um resultado mais rico. Nesta fase ideias ousadas são aceitas, evitando qualquer crítica que iniba as pessoas.

 

4 – Prototipação: Esse é o momento onde as ideias criadas saem do papel e ganham conteúdo formal, de forma a representar a realidade capturada durante o design e solucionar o problema inicial. Vale lembrar que podem ser criadas soluções inovadoras, levando a oportunidades de negócios, no caso de uma empresa (um plano de negócios inovador).

 

5 – Teste: Aqui o protótipo é exposto ao consumidor final para que este possa avaliar se realmente o protótipo é valido para solucionar seu problema, seja ele qual for. Vale lembrar que não existe problema algum o protótipo não atender a todas as necessidades já que se trata apenas de um teste. Após chegar ao produto final

 

Dessa maneira, o Design Thinking mostra-se uma ferramenta para a solução de problemas e desafios de uma maneira mais criativa. É uma abordagem focada no ser humano que vê na multidisciplinaridade, colaboração e riqueza de ideias. Ademais, esse método tem sido bastante utilizado no mundo dos negócios com diversas finalidades e também oferecida por empresas de consultoria como a Campe Consultoria Jr.

Por Campe Consultoria




Solicite um diagnóstico agora mesmo!

Soluções completas em consultoria para você e sua empresa.
Confira nossas soluções

Solicitar diagnóstico gratuito

Solicitar diagnóstico