Como ter um retorno financeiro

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30/06/2019

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Retorno Financeiro

O mercado econômico brasileiro é incerto e vem sempre se transformando. Ele provoca continuamente desafios às organizações, as quais buscam ser cada vez mais produtivas e competir, com o intuito de gerar um retorno financeiro para o bolso de seus empresários.

Muito estudado na Economia, no âmbito da Teoria dos Jogos, a concorrência existente forma um jogo entre empresas, onde elas competem pela sua permanência no mercado. As escolhas racionais das organizações são resultantes para o bem-estar econômico dos empreendimentos, desde o planejamento estratégico até a formulação do preço de venda.

Dessa forma, a tomada de decisão racional dos gestores empresariais impacta diretamente na busca de uma maximização de lucros em um negócio.

 

DEFINIÇÃO PRECISA DE CUSTOS E PREÇO DE VENDA

Uma boa mensuração do retorno financeiro de uma empresa inicia-se com a definição correta do preço de venda de seu produto ou serviço final. Para isso, deve-se realizar previamente uma análise de custo de todos os componentes envolvidos na produção ou desenvolvimento do serviço.

Afinal, é necessário possuir informações sobre o quanto a empresa detém de despesas durante um período, o seu fluxo de vendas a esta altura e o seu custo contido em cada produto comercializado.

Essas informações auxiliam as organizações a definirem um preço base de venda. Ou seja, utilizam aquele implantado em um mercado de concorrência perfeita, em que as empresas comercializam os seus produtos e serviços  sem margem de lucro.

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Sabemos que um empreendedor não objetiva ter margem de lucro nulo. Na realidade, ele objetiva, ao fim do mês, um retorno financeiro positivo com o seu negócio, tanto para maiores benefícios pessoais, como para novos investimentos e expansão do negócio.

 

ANALISE O PREÇO DA CONCORRÊNCIA

A análise de custos mostra sua importância na medida em que fornece dados, os quais auxiliam as organizações a desenvolverem estratégias de mercado. Com a finalidade de conseguir uma vantagem competitiva e maximizar o lucro, essa análise proporciona um valor coerente para o cliente e para o empreendedor, através de um custo igual ou inferior àqueles oferecidos pela concorrência presente.

No que tange ao assunto, a definição do preço de venda de um produto ou serviço deve ser orientada, levando em consideração a análise de custos dos produtos ofertados, a margem de lucro desejada pelos gestores e os preços das empresas concorrentes.

A análise da concorrência possibilita o estudo e a reflexão das estratégias de preço da empresa com a de seus principais concorrentes no mercado econômico. Dessa forma,almeja-se descobrir um valor para o produto que otimize a captação de clientes.

Pode-se perceber que toda essa discussão serve de insumo para a explicação de uma questão que é abordada diretamente por muitos empresários brasileiros. Ou seja, o motivo pelo qual de muitas empresas venderem muito e não ter um retorno financeiro com isso.

A resposta é que muitas empresas não analisam os seus custos e despesas de forma precisa e estabelecem preços por pura intuição. Muitas delas vendem produtos que dão pouco lucro em relação a outros, ora com preços acima ora abaixo do valor de mercado. Sendo assim, cabe ao empresário sempre realizar estudos sobre o seu negócio para a definição de preços competitivos que tragam o maior retorno financeiro no cenário econômico de seu empreendimento.

 

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